Sâmia Bomfim quer criar Prêmio Zé Celso para homenagear trabalhadores do setor cultural
Se aprovada, a honraria passará a ser concedida anualmente pela Câmara
31 jul 2023, 20:22 Tempo de leitura: 1 minuto, 8 segundosTexto publicado pela coluna Mônica Bergamo, na Folha de S.Paulo
A deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP) protocolou um projeto que cria o “Prêmio Zé Celso de Valorização dos Trabalhadores das Artes Cênicas”. Se a proposta for aprovada, a honraria passará a ser concedida anualmente pela Câmara.
Na justificativa, a parlamentar diz que o dramaturgo José Celso Martinez Corrêa, o Zé Celso, “foi um dos mais importantes intelectuais e lideranças do teatro”.
“Com carreira longeva e em constante evolução, sem receio de experimentações, [ele] exerceu uma construção cênica que provocava atores e públicos, além de ter sempre mantido a realidade política e social do país como norte de seus trabalhos”, afirma ainda.
O projeto de resolução foi protocolado na Mesa Diretora da Casa. Agora, o texto precisa ser pautado pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AP), e aprovado em plenário para entrar em vigor. A expectativa é que a primeira edição da honraria ocorra ainda neste ano.
O prêmio passaria a ser entregue a cinco pessoas do setor cultural, e cada parlamentar poderia indicar um candidato —que pode ser desde artistas e diretores até produtores e técnicos.
A escolha dos agraciados ficaria a cargo de um conselho composto pelos membros da Comissão de Cultura da Câmara.