PSOL acionará STF contra veto de Bolsonaro à vacina da covid-19
O presidente descartou compra de vacinas contra a covid-19.
21 out 2020, 19:48 Tempo de leitura: 1 minuto, 20 segundosO PSOL e outros partidos de oposição ao governo vão entrar com uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) no Supremo Tribunal Federal se o presidente Jair Bolsonaro cumprir com a palavra e cancelar o protocolo de compra de 46 milhões de doses da Coronavac, que está sendo desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com a empresa chinesa Sinovac.
De acordo com matéria publicada no jornal Folha de S. Paulo, o presidente da República afirmou que “toda e qualquer vacina está descartada”. Isso mostra que, mais uma vez, Bolsonaro colocou suas vontades pessoais e políticas acima do interesse nacional.
Já são mais de 150 mil brasileiros mortos em decorrência da Covid-19, ou seja, milhares de famílias que perderam seus entes queridos para uma doença grave, mortal.
Para Sâmia Bomfim, líder do PSOL na Câmara, “Bolsonaro não tem o direito de negar à população brasileira o acesso a uma vacina que pode salvar vidas. Isso é inconstitucional”.
Vale ressaltar que a ANVISA garante a segurança de todas as vacinas distribuídas à população brasileira. Não há possibilidade de os brasileiros recebem uma vacina sem passar pelo crivo minucioso do órgão.
“Bolsonaro não investiu em saúde pública, mandou a população tomar cloroquina sem saber os efeitos desse medicamento e não
não fez nada para minimizar o número de mortes. Agora ele quer negar o direito à vacina? O que ele está querendo promover é um genocídio da população brasileira, não tem outro nome”, completa a deputada.