PSOL tenta impedir governo Tarcísio de usar ChatGPT em escolas de SP
Substituição de professores por ferramenta de Inteligência Artificial foi orientada em documento enviado pela Secretaria de Educação aos funcionários da rede estadual
20 abr 2024, 20:23 Tempo de leitura: 1 minuto, 34 segundosTexto original publicado pela coluna Blog do Noblat, portal Metrópoles
O PSOL entrou com um pedido de investigação na Promotoria de Educação do Ministério Público de São Paulo para apurar o uso do ChatGPT para a produção de material didático para alunos do ensino público paulista. A notícia de fato (que busca dar publicidade à ação) é assinada pela deputada federal Sâmia Bomfim (SP), a deputada estadual Monica Seixas e a vereadora Luana Alves. Na peça, citam que o governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos) enviou um documento a professores contendo orientações para a produção do material do 3º bimestre de 2024.
O ChatGPT seria utilizado para elaborar a “primeira versão da aula com base nos temas pré-definidos e referências concedidas pela secretaria”, de modo que os professores seriam “responsáveis por editar o material e encaminhar para uma equipe interna da secretaria, que fará a revisão final de aspectos linguísticos e formatação”. A Folha de S.Paulo antecipou que os docentes irão revisar todo o material produzido pela tecnologia de Inteligência Artificial. Mas especialistas alertam que não existe regulamentação do uso da ferramenta em território brasileiro.
O PSOL alerta que o ChatGPT é um modelo de linguagem treinado com base em grandes volumes de dados (isto é, grandes conjuntos de dados textuais da internet), que “acaba por refletir e amplificar preconceitos existentes nas redes – tal qual fake news, conteúdos que negam o Holocausto, relativizam o racismo contra pessoas negras e migrantes, e pregam a violência contra mulheres e LGBTs”.
Em nota, a Secretaria de Educação de São Paulo disse que o conteúdo gerado pela Inteligência Artificial será testado em sala de aula e que a ferramenta será uma forma de aprimorar o material produzido pelos professores.