Com Sâmia, Marcha Nacional dos Servidores reforça mobilização contra a Reforma Administrativa

Deputada esteve ao lado de milhares de trabalhadores na Esplanada dos Ministérios e defendeu o combate ao desmonte do Estado

30 out 2025, 16:16 Tempo de leitura: 2 minutos, 33 segundos
Com Sâmia, Marcha Nacional dos Servidores reforça mobilização contra a Reforma Administrativa

A deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP) participou, nesta quarta (29), da Marcha Nacional dos Servidores Públicos, que reuniu milhares de trabalhadoras e trabalhadores de todo o país em Brasília, em protesto contra a proposta de Reforma Administrativa em tramitação na Câmara. Durante o ato, a parlamentar Sâmia destacou a importância da mobilização nacional em defesa do serviço público, da estabilidade e dos direitos das servidoras e servidores que garantem o funcionamento do Estado brasileiro.

“Eu faço um desafio a cada parlamentar que chama o servidor de privilegiado: quero ver viver com o salário de uma professora, de um técnico de um instituto federal que veio de todos os cantos do Brasil em luta para barrar essa proposta de demolição dos serviços públicos”, afirmou.

A deputada lembrou que a PEC 38/2025 faz parte da mesma agenda de retrocessos que inclui outros projetos de ataque à democracia e aos direitos sociais. “Não é à toa que aqueles que assinaram a maldita PEC 38 são os mesmos que votaram a favor da PEC da Bandidagem. Mas nós vamos repetir a força e a mobilização do povo brasileiro. Assim como derrotamos a PEC que queria criar uma casta de privilegiados impunes, também derrotaremos a reforma administrativa”, declarou.

Sâmia denunciou ainda o caráter autoritário e privatista da proposta, que busca abrir espaço para apadrinhamentos políticos, perseguições e terceirizações dentro do serviço público. Segundo ela, “quando querem atacar a estabilidade e criar avaliações subjetivas, o que está em jogo é o desejo de substituir servidores concursados por pessoas de confiança dos governantes”.

A deputada exemplificou: “Eles querem que não haja fiscais do Ibama multando quem desmata em área irregular, que não haja servidor para barrar joias ilegais nas alfândegas, que não haja quem garanta que o serviço público sirva ao povo e não aos interesses privados. Para Sâmia, a luta contra a Reforma Administrativa é também uma luta pela democracia e contra a corrupção.

Seminário e Comitês de Luta fortalecem mobilização nacional

Às vésperas da Marcha, Sâmia promoveu em São Paulo, em parceria com a deputada estadual Monica Seixas (PSOL-SP), o seminário “Não à Reforma Administrativa!”, realizado na Assembleia Legislativa do Estado (ALESP). A atividade, que foi uma iniciativa oficial da Comissão de Administração e Serviço Público da Câmara, reuniu diversas entidades sindicais, associações e movimentos sociais e marcou o lançamento dos Comitês de Luta contra a Reforma Administrativa.

Entre as entidades presentes ao evento estavam a Associação dos Servidores de Nível Superior da Prefeitura de São Paulo (ANIS), a CONLUTAS, o Sindicato dos Trabalhadores da Unicamp (STU), o Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal no Estado de São Paulo (Sintrajud) e a Trabalhadoras e Trabalhadores na Luta Socialista (TLST), entre outras representações.

Foto: Leandro Rodrigues/ASCOM-Sâmia Bomfim