Greve Global pelo Clima: Vamos às ruas no dia 20 de setembro
O governo de Bolsonaro está destruindo os biomas brasileiros. Só nos resta lutar contra essa barbárie.
18 set 2019, 18:15 Tempo de leitura: 1 minuto, 59 segundosA incapacidade do governo Bolsonaro de lidar com a questão ambiental passou de todos os limites. Para se ter uma ideia do tamanho do desastre, há mais de cem mil focos de queimadas em todo o Brasil, segundo levantamento do Inpe. Trata-se do maior número desde 2012, ainda de acordo com o levantamento do Instituto.
Exemplos de crimes ambientais não faltam, infelizmente: o incêndio na Amazônia que chegou a índices assustadores, as queimadas em Alter do Chão (PA), os assassinatos das lideranças indígenas etc. O pior é que também não faltam provas de que Bolsonaro e Ricardo Salles, Ministro do Meio Ambiente, foram avisados pelo IBAMA e pelo Ministério Público sobre a situação das florestas, mas optaram por cruzar o braços e dar declarações estapafúrdias.
Para a deputada Sâmia Bomfim, “é fundamental refletir sobre o que está acontecendo com o meio ambiente no Brasil. A irresponsabilidade do governo do Bolsonaro só gerou desgaste para a imagem do país, sobretudo quando ele sugeriu à Noruega e à Alemanha para usarem a verba do Fundo Amazônia para reflorestar a Europa. Além disso, ele nunca apresentou uma única alternativa para tentar conter essa situação tão devastadora”.
Em entrevista à Rede Brasil Atual, a bióloga Marcela Batista Durante, coordenadora da Rede Emancipa de cursinhos populares e integrante Coalizão pelo Clima, afirmou que “é muito preocupante a situação que a gente vive hoje, com as queimadas que destroem biomas como a Amazônia, o Pantanal e o Cerrado. Estamos vivendo ataques sem precedentes na histórias desse País”.
A situação climática impacta diretamente a qualidade de vida dos trabalhadores, afinal, luta ambiental não significa só floresta em pé. E é por isso que há diversas articulações mundiais em prol do meio ambiente como o movimento FridaysForFuture – liderando pela jovem e ativista sueca, Greta Thunberg – que mobilizou muitas cidades da Europa e do mundo. Uma dessas articulações é a Greve Global pelo Clima, que ocorrerá em várias cidades do Brasil e do mundo.
A única saída para a barbárie é se organizar e ir às ruas. Chegamos ao limite! Por isso, convidamos a todos para ir aos atos da sua cidade nesta sexta-feira, 20 de setembro e lutar contra a política devastadora de Bolsonaro para o meio ambiente.