Câmara aprova por unanimidade requerimento de Sâmia Bomfim pedindo a cassação de Arthur do Val
A Moção de Repúdio foi aprovada no Dia Nacional da Mulher e condena os atos misóginos do deputado estadual de São Paulo
9 mar 2022, 14:04 Tempo de leitura: 1 minuto, 31 segundosNo início da noite de hoje, 08 de março, Dia Internacional da Mulher, o conjunto dos partidos representados na Câmara Federal apreciou e aprovou uma Moção de Repúdio contra o deputado estadual Arthur do Val. A deputada Sâmia Bomfim (PSOL/SP) é a autora da proposta que visa condenar a violência de gênero contra mulheres ucranianas e refugiadas de guerra pelo parlamentar conhecido popularmente como “Mamãe Falei”.
“Sabemos que a violência sexual é uma das armas de guerra utilizadas contra os povos. Estamos ao lado das ucranianas e todas as mulheres que sofrem com as diferentes guerras e extermínios ao redor do mundo. É inadmissível que Arthur do Val siga como deputado do estado de São Paulo”, disse a autora.
Sâmia ainda conclamou aos parlamentares endossem o pedido de cassação do mandato deste deputado. “É necessário que ele não receba guarida em mais nenhum outro partido”, afirmou.
O deputado esteve na Ucrânia nos últimos dias, sem nem mesmo se licenciar devidamente de seu cargo, para fazer sensacionalismo em suas redes sociais em meio a uma guerra trágica. Na ocasião, enviou áudios comentando como as mulheres na Ucrânia seriam supostamente “fáceis por serem pobres” e sexualizando aquelas que estavam na fila das pessoas que buscavam refúgio e comparando-as às mulheres em filas de balada.
Na manha de quarta-feira (9), o Conselho de Ética da ALESP acatou todos os processos de cassação do mandato contra Artur do Val (Mamãe Falei).
“Isso é fruto das lutas das mulheres contra o machismo. Precisamos seguir pressionando para que os processos sigam e a cassação aconteça o quanto antes”, destacou Sâmia.
Clique aqui para assinar o pedido de cassação do mandato de Arthur do Val você também