Bloquinho inclusivo reúne mais de 1300 foliões em SP
O Carnapupa, ação organizada pela jornalista e ativista Andréa Werner, ocorreu na Câmara Municipal.
11 fev 2020, 16:57 Tempo de leitura: 1 minuto, 20 segundosO Carnapupa, primeiro bloquinho de carnaval inclusivo de São Paulo, foi um sucesso! No último sábado, 8 de fevereiro, cerca de 1300 pessoas foram à Câmara Municipal dançar ao som de marchinhas carnavalescas e participar de brincadeiras inclusivas.
Quem organizou o evento foi Andréa Werner, jornalista, ativista e mãe de um menino autista. “Comecei a fazer eventos inclusivos em 2014, quando percebi que as mães de crianças com deficiências evitavam frequentar o espaço público por causa do preconceito. Foram vários piqueniques inclusivos desde então”.
Com o tempo, Andréa passou a se preocupar, também, com a questão da acessibilidade, que impede a participação de quem tem dificuldades de mobilidade. “Ano passado, fizemos o primeiro arraial Inclusivo. Afinal, crianças e adolescentes com deficiência também querem festa junina. No início desse ano, pensei: “e por que não o carnaval?”. Não tínhamos ainda, em SP, um bloquinho inclusivo, preocupado com acessibilidade e com adaptações para a inclusão”.
O evento contou com monitores voluntários com experiência em brincadeiras inclusivas e teve música mais baixa para não prejudicar quem tem sensibilidade sensorial. “O Carnapupa teve o público mais diverso que eu já vi na vida! Tinha crianças e adolescentes com síndrome de down, autismo, paralisia cerebral, outras condições, ou sem nenhuma condição, e ainda todas as cores, todos os tipos, casais homoafetivos, foi a expressão maior da diversidade que eu já vi!”, completa Andréa.
Veja mais fotos aqui:
http://bit.ly/carnapupa1