Dia Nacional de Luta dos Trabalhadores da Cultura é aprovado na Câmara dos Deputados
Projeto de Lei da deputada Sâmia Bomfim segue para análise e aprovação do Senado
11 out 2022, 16:49 Tempo de leitura: 1 minuto, 30 segundosA Câmara dos Deputados aprovou nessa terça-feira (11) o Projeto de Lei nº 1732/21, de autoria da deputada federal Sâmia Bomfim, que institui o dia 4 de maio como Dia Nacional de Luta dos Trabalhadores da Cultura. A data foi escolhida em homenagem aos artistas Paulo Gustavo, Aldir Blanc e Flávio Migliacio, que morreram exatamente nesta data.
O PL passará agora por apreciação no Senado e, em seguida, por sanção ou veto presidencial. Ela toca em necessidades históricas, como a profissionalização e formação (artística e técnica), que podem dialogar com diversas demandas diferentes das linguagens do setor. Outra bandeira levantada na proposta é o apoio de governos na geração de dados e transparência pública, divulgação, diversidade, por mais acesso às políticas culturais locais e para que essas cheguem a mais pessoas.
Sâmia destaca que aprovar este PL é a afirmação do setor cultural como estratégico e da visibilidade para trabalhadoras e trabalhadores. “A proposta resgata a necessidade de políticas públicas concretizadas nos âmbitos federal, estadual e municipal e nela incentivamos a promoção de formação técnica e profissional aos profissionais da área, além da conscientização da população sobre o direito constitucional e inalienável à cultura”, complementa a parlamentar que é membro da Comissão de Cultura da Câmara.
Homenagens aos artistas
No dia 04 de maio é a data da morte do compositor e artista Aldir Blanc e do ator e comediante Paulo Gustavo, ambos, vítimas da Covid-19. Além disso, é o dia em que o ator Flávio Migliaccio tirou sua própria vida, também durante a pandemia do novo coronavírus.
Sâmia deixa um recado aos trabalhadores da cultura: Apesar de Bolsonaro, resistimos e avançamos!