Em apoio às Assistentes Sociais das UPAs de Ribeirão Preto
Nesta quarta (2), a deputada federal Samia Bomfim (PSOL) protocolou requerimento de pedido de informações à Secretaria de Saúde do município de Ribeirão Preto, com objetivo de averiguar o motivo da demissão de Assistentes Sociais das Unidades de Pronto Atendimento. O mandato de Sâmia foi informado de que nove profissionais do Serviço Social, contratadas de […]
6 fev 2023, 10:26 Tempo de leitura: 1 minuto, 7 segundosNesta quarta (2), a deputada federal Samia Bomfim (PSOL) protocolou requerimento de pedido de informações à Secretaria de Saúde do município de Ribeirão Preto, com objetivo de averiguar o motivo da demissão de Assistentes Sociais das Unidades de Pronto Atendimento.
O mandato de Sâmia foi informado de que nove profissionais do Serviço Social, contratadas de maneira efetiva, foram demitidas, sem aviso prévio e sem justificativa.
Além de injusto e ilegal com essas trabalhadoras, as demissões podem trazer enorme prejuízo no atendimento das demandas da população, tendo em vista que as Unidades de Pronto Atendimento são a porta de entrada dos usuários e funcionam de segunda a segunda, 24 horas por dia.
As assistentes sociais são fundamentais nas UPAs, considerando suas atribuições éticas, políticas e profissionais, que proporcionam olhar crítico e atento às demandas da realidade, articulação entre profissionais da equipe e as famílias, acolhimento dos usuários e articulação entre os diversos serviços que compõem a rede de atendimento.
A deputada Sâmia Bomfim (PSOL) se solidariza com as assistentes sociais e exige um posicionamento da Secretaria de Saúde de Ribeirão Preto. Essas profissionais não podem ser desligadas arbitrariamente e a população não merece ser prejudicada com tal ação.