Sâmia Bomfim (PSOL/SP) participa da 26ª Parada LGBT+
Após dois anos acontecendo virtualmente, o evento promete reunir milhões de pessoas em São Paulo
15 jun 2022, 08:39 Tempo de leitura: 3 minutos, 57 segundosNo domingo, 19 de junho, a deputada federal Sâmia Bomfim participará da 26ª Parada LGBT em São Paulo. Após dois anos sem que o evento acontecesse na forma presencial, por conta da pandemia da Covid-19, mais de três milhões de pessoas estão sendo aguardadas na Avenida Paulista.
Junho é o mês em que o mundo todo realiza atividades em alusão ao Dia do Orgulho LGBTQIA+, comemorado em 28/06. Após duas edições virtuais, a Parada será realizada no dia 19 de junho e traz como tema o voto: ‘Vote com orgulho – por uma política que representa’.
Para Sâmia, além de ser um ato em celebração ao amor em todas as suas formas, é também um ato de resistência à Bolsonaro e seu governo.
“O atual presidente do Brasil destila seu ódio contra a população LGBTQIA+ a todo o momento, além de estimular e naturalizar a violência contra essas pessoas. Bolsonaro é omisso e permissivo com diversas barbaridades acontecidas em nosso país”, alerta a parlamentar do PSOL.
Em março deste ano, Sâmia reuniu-se com Clément Nyaletsossi Voule, relator especial da Organização das Nações Unidas sobre direito à liberdade de reunião e associação pacífica, na Câmara dos Deputados, e relembrou o assassinato de Marielle Franco como caso emblemático na perseguição de defensoras de direitos humanos, mulheres, negras e pessoas LGBTQIA+ na política.
Sâmia convoca moradores de São Paulo
“A Parada é um momento importante para mobilização de toda a sociedade que não aceita o autoritarismo e o conservadorismo do governo Bolsonaro. Estarei me somando à luta dessas pessoas que não pedem nada mais além da manutenção do seu direito de liberdade para viver. Espero vocês lá!”
LGBTfobia NÃO!
Sâmia é coautora da Lei Municipal 17.301, que pune pessoas e empresas que cometam atos LGBTfóbicos na cidade de São Paulo. A proposta foi apresentada quando era vereadora.
Além da lei aprovada, apresentamos no mandato municipal 8 outros projetos em defesa dos direitos da população LGBTQIA+, o que rendeu o Prêmio POC Awards em 2020, na categoria “Lei do ano”.
Por uma educação inclusiva, diversa e respeitosa
Já na Câmara dos Deputados, Sâmia é coautora do Projeto de Lei do Programa Escola Sem Discriminação (PL 5232/20), para o combate à violência LGBTfóbica no ambiente escolar. Com formação para os profissionais da educação e medidas de acolhimento para estudantes LGBTQIA+.
O amor entre mulheres é revolucionário
É autora do Projeto de Lei que cria o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica (PL 4399/20).
NOME SOCIAL É DIREITO
Nosso mandato tem coautoria no Projeto de Lei para isenção da taxas de retificação de nome e gênero de pessoas trans, interssexuais e não-binárias. Em cartórios de todo o território nacional. (PL 3667/20)
O MUSEU DA DIVERSIDADE FICA
No dia 16 de maio de 2022 nosso mandato organizou uma audiência pública pela reabertura do MDS, fechado por ação de bolsonaristas intolerantes na Justiça. A audiência contou com representação de diversas entidades e coletivos e articulou ações em comum.
COLORIR OS ESPAÇOS DE PODER
Junto à bancada do PSOL, nosso mandato promoveu pela primeira vez a iluminação do Congresso Nacional com as cores da bandeira trans no mês da Visibilidade Trans em 2021. Além disso, anualmente no Dia Internacional de combate à LGBTfobia, nossa bancada promove a iluminação do Congresso.
DENÚNCIA À ONU
Em março desse ano, numa reunião com o relator especial da Organização das Nações Unidas sobre o direito à liberdade de reunião e associação pacífica, Clément Nyaletsossi Voule, Sâmia relatou a perseguição de pessoas LGBTQIA+, defensores de direitos humanos, mulheres e negros na política brasileira.
NOSSAS LUTAS TÊM MANDATO!
- No mandato de vereadora apoiamos, através de emenda parlamentar, o Programa Transcidadania, enviando recursos para capacitação profissional de pessoas trans na cidade de São Paulo
- Destinamos R$ 300 mil em emenda parlamentar para o ambulatório especializado em saúde da população trans na UBS Santa Cecília
Veja a agenda de lutas LGBT+ em junho:
• 16 de Junho
– 20ª Feira Cultural LGBT+ (10h | largo do Arouche)
• 17 de Junho
– Marcha do Orgulho Trans (11h | largo do Arouche)
•18 de Junho
– Caminhada de Mulheres Lésbicas e Bissexuais (14h | praça do ciclista)
• 19 de Junho
– Parada do Orgulho LGBT (12h | Av Paulista)
Lutamos junto ao movimento LGBT para que a liberdade e o amor vençam o ódio e o preconceito.
Saiba mais sobre a atuação legislativa de Sâmia Bomfim na temática LGBTQIA+ clicando aqui