Sâmia Bomfim (PSOL/SP) participa da 26ª Parada LGBT+

Após dois anos acontecendo virtualmente, o evento promete reunir milhões de pessoas em São Paulo

15 jun 2022, 08:39 Tempo de leitura: 3 minutos, 57 segundos
Sâmia Bomfim (PSOL/SP) participa da 26ª Parada LGBT+

No domingo, 19 de junho, a deputada federal Sâmia Bomfim participará da 26ª Parada LGBT em São Paulo. Após dois anos sem que o evento acontecesse na forma presencial, por conta da pandemia da Covid-19, mais de três milhões de pessoas estão sendo aguardadas na Avenida Paulista.

Junho é o mês em que o mundo todo realiza atividades em alusão ao Dia do Orgulho LGBTQIA+, comemorado em 28/06. Após duas edições virtuais, a Parada será realizada no dia 19 de junho e traz como tema o voto: ‘Vote com orgulho – por uma política que representa’.

Para Sâmia, além de ser um ato em celebração ao amor em todas as suas formas, é também um ato de resistência à Bolsonaro e seu governo.

“O atual presidente do Brasil destila seu ódio contra a população LGBTQIA+ a todo o momento, além de estimular e naturalizar a violência contra essas pessoas. Bolsonaro é omisso e permissivo com diversas barbaridades acontecidas em nosso país”, alerta a parlamentar do PSOL.

Em março deste ano, Sâmia reuniu-se com Clément Nyaletsossi Voule, relator especial da Organização das Nações Unidas sobre direito à liberdade de reunião e associação pacífica, na Câmara dos Deputados, e relembrou o assassinato de Marielle Franco como caso emblemático na perseguição de defensoras de direitos humanos, mulheres, negras e pessoas LGBTQIA+ na política.

Sâmia convoca moradores de São Paulo

“A Parada é um momento importante para mobilização de toda a sociedade que não aceita o autoritarismo e o conservadorismo do governo Bolsonaro. Estarei me somando à luta dessas pessoas que não pedem nada mais além da manutenção do seu direito de liberdade para viver. Espero vocês lá!”

 LGBTfobia NÃO!

Sâmia é coautora da Lei Municipal 17.301, que pune pessoas e empresas que cometam atos LGBTfóbicos na cidade de São Paulo. A proposta foi apresentada quando era vereadora. 

Além da lei aprovada, apresentamos no mandato municipal 8 outros projetos em defesa dos direitos da população LGBTQIA+, o que rendeu o Prêmio POC Awards em 2020, na categoria “Lei do ano”.

Por uma educação inclusiva, diversa e respeitosa

Já na Câmara dos Deputados, Sâmia é coautora do Projeto de Lei do Programa Escola Sem Discriminação (PL 5232/20), para o combate à violência LGBTfóbica no ambiente escolar. Com formação para os profissionais da educação e medidas de acolhimento para estudantes LGBTQIA+.

O amor entre mulheres é revolucionário

É autora do Projeto de Lei que cria o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica (PL 4399/20).

NOME SOCIAL É DIREITO

Nosso mandato tem coautoria no Projeto de Lei para isenção da taxas de retificação de nome e gênero de pessoas trans, interssexuais e não-binárias. Em cartórios de todo o território nacional. (PL 3667/20)

O MUSEU DA DIVERSIDADE FICA

No dia 16 de maio de 2022 nosso mandato organizou uma audiência pública pela reabertura do MDS, fechado por ação de bolsonaristas intolerantes na Justiça. A audiência contou com representação de diversas entidades e coletivos e articulou ações em comum.

COLORIR OS ESPAÇOS DE PODER

Junto à bancada do PSOL, nosso mandato promoveu pela primeira vez a iluminação do Congresso Nacional com as cores da bandeira trans no mês da Visibilidade Trans em 2021. Além disso, anualmente no Dia Internacional de combate à LGBTfobia, nossa bancada promove a iluminação do Congresso.

DENÚNCIA À ONU 

Em março desse ano, numa reunião com o relator especial da Organização das Nações Unidas sobre o direito à liberdade de reunião e associação pacífica, Clément Nyaletsossi Voule, Sâmia relatou a perseguição de pessoas LGBTQIA+, defensores de direitos humanos, mulheres e negros na política brasileira.

NOSSAS LUTAS TÊM MANDATO!

  • No mandato de vereadora apoiamos, através de emenda parlamentar, o Programa Transcidadania, enviando recursos para capacitação profissional de pessoas trans na cidade de São Paulo
  • Destinamos R$ 300 mil em emenda parlamentar para o ambulatório especializado em saúde da população trans na UBS Santa Cecília

Veja a agenda de lutas LGBT+ em junho:

• 16 de Junho

– 20ª Feira Cultural LGBT+ (10h | largo do Arouche)

• 17 de Junho

– Marcha do Orgulho Trans (11h | largo do Arouche)

•18 de Junho

– Caminhada de Mulheres Lésbicas e Bissexuais (14h | praça do ciclista)

• 19 de Junho

– Parada do Orgulho LGBT (12h | Av Paulista)

Lutamos junto ao movimento LGBT para que a liberdade e o amor vençam o ódio e o preconceito.

Saiba mais sobre a atuação legislativa de Sâmia Bomfim na temática LGBTQIA+ clicando aqui