Sâmia Bomfim

  • Mulheres

Projeto de lei por paridade de gênero nos parlamentos

Dos 513 deputados federais, apenas 77 são mulheres. Apesar de sermos a maioria da população, ainda estamos longe estarmos devidamente representadas nos espaços de poder.

Dos 513 deputados federais, apenas 77 são mulheres. Apesar de sermos a maioria da população, ainda estamos longe estarmos devidamente representadas nos espaços de poder. Por conta disso, o Brasil passa vexame nos rankings internacionais de representatividade feminina na política.

A criação da reserva de 30% das vagas nas chapas eleitorais para mulheres é uma conquista, mas, infelizmente, está longe de representar a necessária correção dessa vergonhosa distorção histórica. Ainda mais quando parte dessas candidaturas, lamentavelmente, são utilizadas como laranjas para proveito dos sujos esquemas dos donos de poder.

Pensando nisso, apresentei junto com meu colega Marcelo Freixo (PSOL-RJ), um projeto que determina a paridade de gênero nos parlamentos brasileiros. As mulheres partem em desvantagem no processo eleitoral, já que se trata de uma corrida onde quase sempre impera a força do poder econômico. A destinação de metade das cadeiras parlamentares para mulheres ajuda a virar esse jogo.

Além disso, com um Congresso Nacional de composição 50-50, as pautas dos direitos das mulheres certamente encontrarão maior espaço. É importante darmos voz àquelas que atualmente não tem.

Vale destacar que a bancada do PSOL é a única que já se enquadra nesse objetivo. Dos nossos 10 deputados, 5 são mulheres. Nossa corajosa bancada paritária quer que esse exemplo deixe de ser exceção e se torne regra.

Conheça a deputada
Sâmia Bomfim

Sâmia Bomfim tem 30 anos, foi vereadora de São Paulo e, atualmente, é deputada federal pelo PSOL. Elegeu-se com 250 mil votos, sendo a mais votada do partido e a oitava mais votada de todo o estado de São Paulo. Seu mandato jovem, feminista e antifascista levanta bandeiras que a maioria dos políticos não tem coragem de levantar. Ela é linha de frente no enfrentamento do conservadorismo e na oposição aos desmandos do governo Bolsonaro, defendendo sempre a maioria do povo.

Nossas bandeiras
na Câmara Federal

  • Lutar pelo impeachment de Bolsonaro.
  • Lutar para ampliar e garantir os direitos das mulheres.
  • Defender as vidas, os empregos e os direitos das brasileiras e dos brasileiros diante da pandemia de Covid-19.

Ler mais