Sâmia Bomfim

  • Saúde

Índios Guarani protestam na Prefeitura contra o desmonte da saúde indígena

Ação faz parte da Semana de Mobilização Nacional Contra a Municipalização da Saúde Indígena e o Sucateamento da SESAI (Secretaria Especial de Saúde Indigena) convocada pela APIB (Articulação dos Povos indígenas do Brasil).

Os indígenas Guarani, que vivem no Jaraguá (SP), ocuparam o saguão da Prefeitura de São Paulo. Eles estão acampados desde ontem, à espera de que o Prefeito Bruno Covas (PSDB) os receba.

A ação faz parte da Semana de Mobilização Nacional Contra a Municipalização da Saúde Indígena e o Sucateamento da SESAI (Secretaria Especial de Saúde Indigena) convocada pela APIB (Articulação dos Povos indígenas do Brasil).

Atualmente, a saúde indígena é de responsabilidade do governo federal, mas o governo Bolsonaro está cortando recursos e cancelando convênios, o que acarreta falta de remédios, vacinas, recursos para exames, internações, transportes etc. O presidente também não respeita a determinação constitucional de a saúde indígena respeitar as práticas da medicina tradicional dos povos.

Prova da tragédia da gestão municipal da saúde indígena está em São Paulo. No Jaraguá, a UBS local, gerida pela prefeitura, está precarizada e calculam-se mais de 150 mortes desde 2014. Se um município “rico”, como São Paulo, não consegue garantir a saúde dos povos indígenas, imagina como seria no Brasil.

O prefeito Bruno Covas deve receber democraticamente os manifestantes. E devemos exigir do governo federal a continuidade e valorização das políticas nacionais de saúde indígena e da SESAI.

Conheça a deputada
Sâmia Bomfim

Sâmia Bomfim tem 30 anos, foi vereadora de São Paulo e, atualmente, é deputada federal pelo PSOL. Elegeu-se com 250 mil votos, sendo a mais votada do partido e a oitava mais votada de todo o estado de São Paulo. Seu mandato jovem, feminista e antifascista levanta bandeiras que a maioria dos políticos não tem coragem de levantar. Ela é linha de frente no enfrentamento do conservadorismo e na oposição aos desmandos do governo Bolsonaro, defendendo sempre a maioria do povo.

Nossas bandeiras
na Câmara Federal

  • Lutar pelo impeachment de Bolsonaro.
  • Lutar para ampliar e garantir os direitos das mulheres.
  • Defender as vidas, os empregos e os direitos das brasileiras e dos brasileiros diante da pandemia de Covid-19.

Ler mais