Sâmia Bomfim

  • Mandato

Plenária com Sâmia Bomfim reúne mais de 300 pessoas em SP

Reforma da previdência foi um dos principais temas levantados.

A deputada federal Sâmia Bomfim tem se destacado por promover um debate amplo com a sociedade sobre a reforma da previdência. No último sábado, 27, ocorreu a primeira plenária do mandato, no Sindicato dos Metroviários de São Paulo, cujo tema principal foi a PEC 06/2019. O evento reuniu mais de 300 pessoas e representantes de mais de 30 cidades da região metropolitana e do interior do estado.

“É fundamental estar perto da população para explicar o retrocesso que essa reforma vai trazer para o nosso país. Ela só vai retirar benefícios e reduzir a capacidade de consumo dos trabalhadores”, afirma a deputada, que integra Comissão Especial da Reforma da Previdência na Câmara.

Além de Sâmia, a codeputada estadual, Monica Seixas, e o sociólogo e dirigente nacional do PSOL, Israel Dutra, explicaram como a reforma da previdência foi feita para dificultar o acesso à aposentadoria e diminuir o valor dos benefícios que os cidadãos recebem.

“A população precisa saber que 80% dos cortes de benefícios que o governo Bolsonaro quer fazer vão recair sobre a população mais pobre, que ganha até 2 salários mínimos. Por isso, é urgente que as pessoas se mobilizem. E a Sâmia está fazendo um grande esforço para isso”, avalia Monica.

Além das explicações das deputadas e do sociólogo, os cidadãos puderam tirar dúvidas e contar as ações que estão fazendo em suas cidades. Para Ana Laura Oliveira, a plenária foi “muito importante porque conseguimos entender melhor os perigos da reforma e criamos vínculos para nos organizarmos e seguir resistindo”.

Muita gente que abriu comitê doméstico também compareceu. Uma delas é Priscilla Pedrosa, que saiu de São José do Rio Preto para o evento. “Viajei mais de 400 quilômetros porque entendo que, como cidadã, é muito importante estar informada, saber quais são os pontos mais críticos da reforma e o que podemos fazer para ajudar a barrá-la. Meu próximo passo será compartilhar o conteúdo que aprendi em meu comitê”.

Também estiveram presentes a vereadora de Campinas, Mariana Conti; o ex-deputado estadual, Raul Marcelo; a deputada estadual, Isa Penna; o mandato do vereador Toninho Vespoli; o codeputado da bancada Ativista, Jesus dos Santos; Pedro Paulo, da Intersindical; Sirlene, da Conlutas; representantes do Sindicato dos Metroviários; representantes de professores das redes municipais e estadual; representantes dos Conselhos Municipal e Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Comusan e Consea); e representante do PSTU.

Várias representantes de correntes do PSOL também fizeram questão de prestigiar o evento. São elas: Movimento Esquerda Socialista (MES); 1º de Maio; Trabalhadores na Luta Socialista (TLS); Ação Popular Socialista (APS); Corrente Socialista dos Trabalhadores (CST); Luta Socialista (LS); Resistência; Insurgência; Subverta; Fortalecer o PSOL e Cordel. Além de representantes do coletivo “Direito para quem?” e de diversos diretórios municipais e núcleos de base do PSOL.

Comitês Domésticos

A fim de discutir a reforma da previdência e informar os cidadãos sobre as ações no Congresso acerca do tema, a deputada Sâmia Bomfim lançou, em março, uma plataforma para que pessoas criem núcleos políticos em suas casas. Clique aqui e saiba mais!

Conheça a deputada
Sâmia Bomfim

Sâmia Bomfim tem 30 anos, foi vereadora de São Paulo e, atualmente, é deputada federal pelo PSOL. Elegeu-se com 250 mil votos, sendo a mais votada do partido e a oitava mais votada de todo o estado de São Paulo. Seu mandato jovem, feminista e antifascista levanta bandeiras que a maioria dos políticos não tem coragem de levantar. Ela é linha de frente no enfrentamento do conservadorismo e na oposição aos desmandos do governo Bolsonaro, defendendo sempre a maioria do povo.

Nossas bandeiras
na Câmara Federal

  • Lutar pelo impeachment de Bolsonaro.
  • Lutar para ampliar e garantir os direitos das mulheres.
  • Defender as vidas, os empregos e os direitos das brasileiras e dos brasileiros diante da pandemia de Covid-19.

Ler mais