Sâmia Bomfim

  • Educação

Bagunça no Inep explicita a incompetência do governo Bolsonaro

Elmer Vicenzi foi demitido do cargo; assumiu Alexandre Lopes.

Em menos de 6 meses de governo Bolsonaro, o INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira já teve 4 presidentes.

O mais recente episódio dessa bagunça aconteceu nesta semana, quando o delegado Elmer Vicenzi – a mando do economista Abraham Weintraub – exigiu que o sigilo dos dados dos estudantes fosse quebrado. Obviamente, a Procuradoria do órgão se posicionou contra e fez uma paralisação em protesto. Só restou para Weintraub demitir seu pupilo.

A saída do delegado só joga mais luz sobre a balbúrdia que está o Ministério da Educação, sob o comando de Weintraub. Além de ter uma visão ultraliberal da Educação, ele está perdido no cargo, não tem capacidade de dar um direcionamento para as prioridades da Pasta e, agora, tem de lidar com a reação das ruas.

O novo presidente do órgão responsável por estatísticas, avaliações e provas, como o Enem, foi nomeado nesta sexta-feira, 17. Trata-se do ex-diretor legislativo da Casa Civil, Alexandre Lopes.

Conheça a deputada
Sâmia Bomfim

Sâmia Bomfim tem 30 anos, foi vereadora de São Paulo e, atualmente, é deputada federal pelo PSOL. Elegeu-se com 250 mil votos, sendo a mais votada do partido e a oitava mais votada de todo o estado de São Paulo. Seu mandato jovem, feminista e antifascista levanta bandeiras que a maioria dos políticos não tem coragem de levantar. Ela é linha de frente no enfrentamento do conservadorismo e na oposição aos desmandos do governo Bolsonaro, defendendo sempre a maioria do povo.

Nossas bandeiras
na Câmara Federal

  • Lutar pelo impeachment de Bolsonaro.
  • Lutar para ampliar e garantir os direitos das mulheres.
  • Defender as vidas, os empregos e os direitos das brasileiras e dos brasileiros diante da pandemia de Covid-19.

Ler mais