Sâmia Bomfim

  • Educação
  • Juventude

Congresso da UNE mostra capacidade de mobilização dos estudantes

Ato reuniu milhares de estudantes em Brasília na primeira quinzena de julho.

Terminou no último domingo, 14, em Brasília o 57º Congresso da União Nacional dos Estudantes, o Conune. O evento reuniu milhares de jovens de todo o país e mostrou a capacidade de organização e mobilização dos estudantes brasileiros.

Para Camila Souza, estudante de pós na UFRJ e coordenadora nacional do Movimento Juntos!, o “Congresso foi forte, vivo e grande, não só em termos numéricos, mas em termos de qualidade, militância ativa e combativa”. Outras figuras importantes do movimento estudantil, como Tarsila Amoras, estudante da Universidade Federal do Pará e candidata a vice presidência da UNE, estiveram no evento.

“Nós, estudantes, somos linha de frente do governo Bolsonaro, construímos do dia 15 e dia 30 de maio, e saímos do Conune com a missão de construir um grande ato no dia 13 de agosto”, completa Camila.

A deputada Sâmia Bomfim participou de uma atividade junto com o jornalista Glenn Greenwald, que vem sofrendo ameaças após ter publicado pelo site The Intercept Brasil trechos de conversas privadas entre o então juiz Sérgio Moro e procuradores da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba, entre eles Deltan Dallagnol. “Todas essas ameaças que o Glenn e seu marido, o deputado David Miranda, estão sofrendo são, na verdade, tentativas de intimidar o Glenn e cercear a liberdade de imprensa. Isso só demonstra o desespero de alguns membros do governo e que eles têm muito a esconder”.

Além das palestras e mesas de discussão acerca do contexto político nacional, o Conune fortaleceu ainda mais a luta da juventude brasileira contra os retrocessos do governo Bolsonaro e mostrou que a juventude segue atenta e combativa.

Diga NÃO
à Reforma da Previdência

A reforma da previdência está tramitando na Câmara Federal e só a pressão do povo organizado será capaz de derrotar o projeto. Queremos espalhar essa luta por todo o estado de São Paulo. Assine o abaixo-assinado, abra um comitê doméstico contra a reforma da previdência e junte-se a nós nessa importante batalha em defesa dos direitos do povo brasileiro.

0 assinaturas
0 comitês
0 cidades
Quero participar

Conheça a deputada
Sâmia Bomfim

Sâmia Bomfim tem 29 anos, foi vereadora de São Paulo e, atualmente, é deputada federal pelo PSOL. Elegeu-se com 250 mil votos, sendo a mais votada do partido e a oitava mais votada de todo o estado de São Paulo. Seu mandato jovem e feminista levanta bandeiras que a maioria dos políticos não tem coragem de levantar. Ela é linha de frente no enfrentamento do conservadorismo e na oposição aos desmandos do governo Bolsonaro, defendendo sempre a maioria do povo.

Nossas bandeiras
na Câmara Federal

  • Lutar para ampliar e garantir os direitos das mulheres.
  • Lutar contra a reforma da previdência e a retirada de direitos dos trabalhadores.
  • Defender a educação pública e os professores.

Ler mais