Sâmia Bomfim

  • Educação

Fechamento das turmas: deputada Sâmia Bomfim e vereador Toninho Vespoli pedem explicações à prefeitura

Há denúncias graves sobre o fechamento de salas de aula nas escolas municipais.

Estamos recebendo inúmeras denúncias sobre o fechamento de salas de aula na Educação Infantil, no Ensino Fundamental I e II e na Educação de Jovens e Adultos (EJA) das escolas municipais de São Paulo.

A denúncia é grave, porque uma possível redução de salas implicaria no aumento de alunos por sala de aula. De acordo com o Artigo 22 da Instrução Normativa n. 26, de 2019, “As turmas de Ensino Fundamental serão formadas conforme segue: I – Ciclo de Alfabetização: 30 (trinta) educandos; II – Ciclo Interdisciplinar: 32 (trinta e dois) educandos; III – Ciclo Autoral: 33 (trinta e três) educandos”.

No entanto, professores que não querem se identificar por medo de sofrerem represálias afirmam que escolas estão sendo coagidas a reduzir salas para o ano letivo de 2020 e que os Conselhos de Escola – que ajudam a deliberar sobre a quantidade adequada de alunos em sala, levando em consideração a realidade de cada escola – estão sem autonomia para poder atuar.

É por isso os mandatos da deputada Sâmia Bomfim e do vereador Toninho Vespoli vão apresentar um requerimento de informação à prefeitura pedindo mais explicações. Não vamos admitir retrocessos!

Este é o podcast da Sâmia Bomfim, deputada federal pelo PSOL/SP. Aqui conversamos sobre os principais acontecimentos do Brasil e do mundo.

Conheça a deputada
Sâmia Bomfim

Sâmia Bomfim tem 29 anos, foi vereadora de São Paulo e, atualmente, é deputada federal pelo PSOL. Elegeu-se com 250 mil votos, sendo a mais votada do partido e a oitava mais votada de todo o estado de São Paulo. Seu mandato jovem e feminista levanta bandeiras que a maioria dos políticos não tem coragem de levantar. Ela é linha de frente no enfrentamento do conservadorismo e na oposição aos desmandos do governo Bolsonaro, defendendo sempre a maioria do povo.

Nossas bandeiras
na Câmara Federal

  • Lutar para ampliar e garantir os direitos das mulheres.
  • Lutar contra a reforma da previdência e a retirada de direitos dos trabalhadores.
  • Defender a educação pública e os professores.

Ler mais