Sâmia Bomfim

  • Cultura

Bloquinho inclusivo reúne mais de 1300 foliões em SP

O Carnapupa, ação organizada pela jornalista e ativista Andréa Werner, ocorreu na Câmara Municipal.

O Carnapupa, primeiro bloquinho de carnaval inclusivo de São Paulo, foi um sucesso! No último sábado, 8 de fevereiro, cerca de 1300 pessoas foram à Câmara Municipal dançar ao som de marchinhas carnavalescas e participar de brincadeiras inclusivas.

Quem organizou o evento foi Andréa Werner, jornalista, ativista e mãe de um menino autista. “Comecei a fazer eventos inclusivos em 2014, quando percebi que as mães de crianças com deficiências evitavam frequentar o espaço público por causa do preconceito. Foram vários piqueniques inclusivos desde então”.

Com o tempo, Andréa passou a se preocupar, também, com a questão da acessibilidade, que impede a participação de quem tem dificuldades de mobilidade. “Ano passado, fizemos o primeiro arraial Inclusivo. Afinal, crianças e adolescentes com deficiência também querem festa junina. No início desse ano, pensei: “e por que não o carnaval?”. Não tínhamos ainda, em SP, um bloquinho inclusivo, preocupado com acessibilidade e com adaptações para a inclusão”.

O evento contou com monitores voluntários com experiência em brincadeiras inclusivas e teve música mais baixa para não prejudicar quem tem sensibilidade sensorial. “O Carnapupa teve o público mais diverso que eu já vi na vida! Tinha crianças e adolescentes com síndrome de down, autismo, paralisia cerebral, outras condições, ou sem nenhuma condição, e ainda todas as cores, todos os tipos, casais homoafetivos, foi a expressão maior da diversidade que eu já vi!”, completa Andréa.

Veja mais fotos aqui:
http://bit.ly/carnapupa1

Conheça a deputada
Sâmia Bomfim

Sâmia Bomfim tem 30 anos, foi vereadora de São Paulo e, atualmente, é deputada federal pelo PSOL. Elegeu-se com 250 mil votos, sendo a mais votada do partido e a oitava mais votada de todo o estado de São Paulo. Seu mandato jovem, feminista e antifascista levanta bandeiras que a maioria dos políticos não tem coragem de levantar. Ela é linha de frente no enfrentamento do conservadorismo e na oposição aos desmandos do governo Bolsonaro, defendendo sempre a maioria do povo.

Nossas bandeiras
na Câmara Federal

  • Lutar pelo impeachment de Bolsonaro.
  • Lutar para ampliar e garantir os direitos das mulheres.
  • Defender as vidas, os empregos e os direitos das brasileiras e dos brasileiros diante da pandemia de Covid-19.

Ler mais