Sâmia Bomfim

  • Cidades

Vitória! Câmara de São Paulo aprova criação do Parque do Bixiga

Nossa luta, agora, é para que o prefeito Bruno Covas sancione a lei!

A população do Bixiga, bairro situado no centro da capital paulista, conseguiu uma grande vitória: a Câmara de São Paulo aprovou a criação do Parque do Bixiga.

O projeto de lei 805/2017 é de autoria de Sâmia Bomfim, na época em que atuava como vereadora da cidade, e do vereador Gilberto Natalini.

A luta agora é para que o prefeito Bruno Covas sancione a lei. “A ideia é que esse parque seja gerido pela população do Bixiga e se torne um espaço de cultura e lazer da cidade”, diz Sâmia.

Disputa

A luta para construir um parque no Bixiga antiga. O terreno fica ao lado do Teatro Oficina, cuja arquitetura foi feita pela Lina Bo Bardi, e pertence ao Grupo Silvio Santos. Só que o apresentador desejava construir dois prédios no local, o que traria prejuízos à arquitetura do Teatro Oficina, que é tombado pelo patrimônio histórico.

Os atores do Teatro e a população do Bixiga procuraram a equipe da Sâmia para conversar, inicialmente, sobre alguns problemas no bairro. No entanto, quando a ameaça de construção das torres ao lado do teatro se consolidou, a equipe do mandato e a população se uniram para pedir a construção do parque, em vez das torres.

“A população do Bixiga se envolveu durante todo o processo de luta, e defesa do parque. Essa disputa é histórica do Teatro com o Grupo Silvo Santos, mas só com todo o envolvimento da sociedade foi possível pressionar a Câmara. É uma importante vitória!”, completa Sâmia.

Conheça a deputada
Sâmia Bomfim

Sâmia Bomfim tem 30 anos, foi vereadora de São Paulo e, atualmente, é deputada federal pelo PSOL. Elegeu-se com 250 mil votos, sendo a mais votada do partido e a oitava mais votada de todo o estado de São Paulo. Seu mandato jovem, feminista e antifascista levanta bandeiras que a maioria dos políticos não tem coragem de levantar. Ela é linha de frente no enfrentamento do conservadorismo e na oposição aos desmandos do governo Bolsonaro, defendendo sempre a maioria do povo.

Nossas bandeiras
na Câmara Federal

  • Lutar pelo impeachment de Bolsonaro.
  • Lutar para ampliar e garantir os direitos das mulheres.
  • Defender as vidas, os empregos e os direitos das brasileiras e dos brasileiros diante da pandemia de Covid-19.

Ler mais