Sâmia Bomfim

  • Governo Bolsonaro

Sâmia e bancada do PSOL entram com ação contra a nomeação do novo diretor da PF

Amigo da família do presidente, Alexandre Ramagem é indicação de Carlos Bolsonaro para bloquear as investigações na PF.

A deputada Sâmia Bomfim e a bancada do PSOL na Câmara apresentaram na Justiça Federal do Distrito Federal uma ação contra a nomeação de Alexandre Ramagem para o cargo de Diretor-geral da Polícia Federal do Ministério de Justiça e Segurança Pública.

Leia aqui.

Ramagem é delegado da Polícia Federal desde 2005 e amigo da família Bolsonaro. Por esse motivo, ele foi indicado a ocupar o cargo na diretoria do órgão, concretizando, assim, o desejo de Bolsonaro de ter alguém mais próximo na PF.

Após a saída de Sergio Moro, o presidente deixou claro que gostaria de fazer pedidos e solicitar relatórios e informações sigilosas sobre investigações em andamento na PF. “Todo brasileiro sabe que a Polícia Federal faz centenas de investigações por semana, das mais variadas naturezas. É óbvio que Bolsonaro não quer saber sobre a rotina de trabalho da PF, mas sim bloquear investigações que envolvam sua família, sobretudo seus filhos”, afirma Sâmia.

Vale lembrar que Bolsonaro já pediu para interrogar Ronnie Lessa para saber sobre o envolvimento de seu filho Jair Renan Bolsonaro, no inquérito que apura a execução da Vereadora Marielle Franco.

Atitudes como essa afrontam diferentes princípios da administração pública. Além disso, ao nomear Alexandre Ramagem – após exonerar o anterior ocupante do cargo precedido de declarações de que precisava de informações sobre a atuação da PF, Bolsonaro atua com desvio de finalidade e viola o princípio da moralidade administrativa, caracterizando, assim, um ato de improbidade administrativa.

Conheça a deputada
Sâmia Bomfim

Sâmia Bomfim tem 30 anos, foi vereadora de São Paulo e, atualmente, é deputada federal pelo PSOL. Elegeu-se com 250 mil votos, sendo a mais votada do partido e a oitava mais votada de todo o estado de São Paulo. Seu mandato jovem, feminista e antifascista levanta bandeiras que a maioria dos políticos não tem coragem de levantar. Ela é linha de frente no enfrentamento do conservadorismo e na oposição aos desmandos do governo Bolsonaro, defendendo sempre a maioria do povo.

Nossas bandeiras
na Câmara Federal

  • Lutar pelo impeachment de Bolsonaro.
  • Lutar para ampliar e garantir os direitos das mulheres.
  • Defender as vidas, os empregos e os direitos das brasileiras e dos brasileiros diante da pandemia de Covid-19.

Ler mais