Sâmia Bomfim

  • Saúde

Sâmia pede à ANVISA urgência na aprovação dos respiradores desenvolvidos pela USP

Ventilador pulmonar foi criado por engenheiros da Escola Politécnica e têm baixo custo.

A deputada Sâmia Bomfim protocolou, nesta terça-feira, um pedido para que a ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária – seja urgente na aprovação dos ventiladores pulmonares emergenciais desenvolvidos por engenheiros da Escola Politécnica (Poli) da Universidade de São Paulo.

Clique aqui para ler ofício.

Os respiradores têm características importantes que permitem sua disseminação no país, como baixo custo, ausência de patente (projeto aberto), rápida produção e uso de insumos de fácil acesso.

“Os pesquisadores da USP fizeram um trabalho importantíssimo para o Brasil. Com a aprovação desses respiradores, vamos ter um pouco mais de autonomia e deixaremos de depender 100% de respiradores fabricados na China, que são mais caros e demoram muito para chegar. Portanto, produzir esses equipamentos internamente pode salvar vidas”, afirma a deputada.

Conheça a deputada
Sâmia Bomfim

Sâmia Bomfim tem 30 anos, foi vereadora de São Paulo e, atualmente, é deputada federal pelo PSOL. Elegeu-se com 250 mil votos, sendo a mais votada do partido e a oitava mais votada de todo o estado de São Paulo. Seu mandato jovem, feminista e antifascista levanta bandeiras que a maioria dos políticos não tem coragem de levantar. Ela é linha de frente no enfrentamento do conservadorismo e na oposição aos desmandos do governo Bolsonaro, defendendo sempre a maioria do povo.

Nossas bandeiras
na Câmara Federal

  • Lutar pelo impeachment de Bolsonaro.
  • Lutar para ampliar e garantir os direitos das mulheres.
  • Defender as vidas, os empregos e os direitos das brasileiras e dos brasileiros diante da pandemia de Covid-19.

Ler mais