Sâmia Bomfim

  • Ética

Sâmia e a bancada do PSOL pedem a cassação de Carla Zambelli

A deputada bolsonarista quebrou o decoro parlamentar ao negociar uma vaga no STF com Sergio Moro.

A bancada do PSOL protocolou nesta segunda (27/04) representação na Câmara Federal contra a deputada federal Carla Zambelli (PSL/SP) por tentar evitar investigações contra o clã Bolsonaro na Polícia Federal e negociar uma vaga no Supremo Tribunal Federal para o ex-ministro Sérgio Moro.

Veja a representação

“Zambelli assumiu em rede nacional na CNN que solicitava informações a Moro sobre investigações a respeito de autoridades. É inadmissível que isso seja tratado com naturalidade. É um crime que uma autoridade de outro poder use sua relação no Executivo para obter informações privilegiadas. Isso se soma ao fato de que tentou interferir na escolha do diretor da Polícia Federal barganhando uma vaga no STF. É corrupção da mais nojenta e não vamos aceitar”, afirma a líder do PSOL, Fernanda Melchionna (RS).

Sérgio Moro exibiu mensagens que trocou por WhatsApp com Zambelli. A deputada afirmou: “Vamos marcar com o presidente no Alvorada. A gente conversa e ele lhe garante a vaga no STF este ano”. A própria deputada exibiu mensagens que trocou com o então ministro da Justiça, confirmando que participava ativamente das negociações para evitar as investigações contra o clã Bolsonaro, através no aparelhamento e controle político da Polícia Federal. Além disso, Zambelli também sugere que o Moro aceite a mudança no comando da PF em troca de uma vaga no Supremo.

Para o PSOL, Carla Zambelli é mais uma peça na engrenagem que tem por objetivo blindar o presidente da República e seus aliados diante das investigações da Polícia Federal. Além de tipos penais, Zambelli praticou conduta incompatível ou atentatória ao decoro parlamentar, abusando das prerrogativas constitucionais e violando o Código de Ética e Decoro. O caso deve ser investigado pela Corregedoria e Conselho de Ética da Câmara.

Conheça a deputada
Sâmia Bomfim

Sâmia Bomfim tem 30 anos, foi vereadora de São Paulo e, atualmente, é deputada federal pelo PSOL. Elegeu-se com 250 mil votos, sendo a mais votada do partido e a oitava mais votada de todo o estado de São Paulo. Seu mandato jovem, feminista e antifascista levanta bandeiras que a maioria dos políticos não tem coragem de levantar. Ela é linha de frente no enfrentamento do conservadorismo e na oposição aos desmandos do governo Bolsonaro, defendendo sempre a maioria do povo.

Nossas bandeiras
na Câmara Federal

  • Lutar pelo impeachment de Bolsonaro.
  • Lutar para ampliar e garantir os direitos das mulheres.
  • Defender as vidas, os empregos e os direitos das brasileiras e dos brasileiros diante da pandemia de Covid-19.

Ler mais