Sâmia Bomfim

  • Saúde

O que Sâmia está fazendo para ajudar os brasileiros durante a pandemia?

As últimas semanas foram de trabalho intenso em defesa do povo brasileiro.

O Brasil passa por uma crise sem precedentes. De um lado, um presidente criminoso e empenhado em destruir o futuro do país. Do outro lado, o coronavírus. A pandemia atingiu em cheio o nosso país e piorou a já sofrida situação do nosso povo. Para buscar dirimir o impacto da covid-19 e das necessárias medidas de isolamento social na vida dos brasileiros, Sâmia redobrou o trabalho.

Confira algumas iniciativas de Sâmia nas últimas semanas:

🚩 Batalhou e ajudou a aprovar a renda básica emergencial de 600 reais para os brasileiros que mais precisam. Além disso, foi uma das autoras da emenda que garantiu que mães chefes de família possam receber 1200 reais de benefício.

🚩 Foi autora da emenda aprovada pelo Congresso que estende o recebimento da renda emergencial aos professores com contratos eventuais, beneficiando milhares de educadores por todo o país.

🚩 Apresentou Projeto de Lei para suspender a cobrança de mensalidades de universidades e dívidas com o FIES durante a pandemia. O projeto foi incorporado a outras propostas de mesmo teor e aprovado pela Câmara.

🚩 Atuou para aprovar na Câmara ajuda financeira aos estados e municípios para o combate à pandemia.

🚩 Por conta do aumento do número de casos de violência doméstica e feminicídios durante a querentena, criou plano de emergência voltado às mulheres vítimas de violência, para que haja acolhimento adequado e urgente.

🚩 Junto com a bancada do PSOL, apresentou projetos que criam planos específicos de enfrentamento ao coronavírus nas periferias e nas terras indígenas, com distribuição de kits de higiene, medicamentos, água potável e alimentos.

🚩 Apresentou o projeto que cria o Plano Emergencial de Reconversão Produtiva, para coordenar os esforços de produção de equipamentos e insumos para o combate ao coronavírus.

🚩 Junto com o PSOL, pressiona o MEC pelo adiamento do calendário do ENEM por conta das mudanças no ano letivo a partir da pandemia.

🚩 Acionou o Ministério Público de São Paulo e pressiona o governo estadual a realizar testes de covid-19 nos profissionais de saúde.

🚩 Junto com o vereador Toninho Vespoli, acionou o Ministério Público para obrigar a Prefeitura de São Paulo a convocar os aprovados em concurso público na área de saúde.

🚩 É uma das autoras do Projeto de Lei que institui pensão para dependentes de profissionais de saúde que venham a falecer no enfrentamento ao coronavírus.

🚩 Apresentou ação no STF e Projeto de Lei para que seja instituída uma fila única no sistema de saúde e para que a gestão de todos os leitos de UTI passe a ser controlada pelo SUS durante a pandemia.

🚩 Encaminhou denúncias de trabalhadores de empresas de call center ao Ministério Público do Trabalho, que abriu investigação contra empresas que descumprem as orientações sanitárias de combate ao coronavírus.

🚩 Junto com a bancada do PSOL, apresentou projeto para impedir o corte do fornecimento de internet durante a pandemia para ajudar estudantes e trabalhadores a não precisarem sair de casa.

🚩 Apresentou pedido de convocação do presidente do Dataprev à Câmara para explicar a absurda demora na análise dos pedidos do auxílio emergencial.

🚩 É uma das autoras do projeto que prevê a suspensão do pagamento de empréstimos bancários durante o período da pandemia.

🚩 Apresentou pedido ao Tribunal de Justiça de São Paulo para suspender os processos de despejo e reintegração de posse durante o período da pandemia.

E o trabalho não para. Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de cada uma das nossas iniciativas.

Conheça a deputada
Sâmia Bomfim

Sâmia Bomfim tem 30 anos, foi vereadora de São Paulo e, atualmente, é deputada federal pelo PSOL. Elegeu-se com 250 mil votos, sendo a mais votada do partido e a oitava mais votada de todo o estado de São Paulo. Seu mandato jovem, feminista e antifascista levanta bandeiras que a maioria dos políticos não tem coragem de levantar. Ela é linha de frente no enfrentamento do conservadorismo e na oposição aos desmandos do governo Bolsonaro, defendendo sempre a maioria do povo.

Nossas bandeiras
na Câmara Federal

  • Lutar pelo impeachment de Bolsonaro.
  • Lutar para ampliar e garantir os direitos das mulheres.
  • Defender as vidas, os empregos e os direitos das brasileiras e dos brasileiros diante da pandemia de Covid-19.

Ler mais