Sâmia Bomfim

  • Mulheres

Câmara aprova projeto de Sâmia Bomfim que institui medidas para abrigar mulheres em situação de violência

PL 1552 busca garantir o acolhimento para vítimas de violência doméstica em todas as cidades do Brasil.

A Câmara dos Deputados aprovou nessa quinta-feira (9), o Projeto de Lei 1552/20, que institui ações para o abrigamento de mulheres em situação de violência doméstica enquanto durarem as medidas de isolamento social para evitar a contaminação pelo coronavírus.

O texto é de autoria da deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP) em coautoria com mais de 22 deputados de diferentes partidos. A relatora do projeto foi a deputada Elcione Barbalho (MDB-PA).

O projeto assegura às mulheres em situação de violência o acolhimento em abrigo sigiloso temporário por 15 dias, acompanhadas ou não de seus filhos, antes do encaminhamento para o abrigamento provisório final, quando este for necessário (casos de grave ameaça ou risco de morte). Caso não existam vagas em abrigos sigilosos, poderão ser requisitados pelo poder público pousadas e hotéis, mediante indenização posterior. O sigilo e segurança da mulher abrigada deverão ser resguardados nesses locais.

“A medida busca não somente atender às recomendações de contenção da Covid-19 como também não expor ao contágio mulheres e crianças que já seguem acolhidas nos locais de abrigamento, evitando assim a propagação do coronavírus nesses espaços. Sabemos o quanto a violência contra as mulheres aumentou desde o início da pandemia. Essas brasileiras precisam ser protegidas tanto das agressões quanto do coronavírus”, afirma Sâmia.

O texto garante ainda o transporte da mulher para os locais de abrigo.

A iniciativa se soma a outros projetos que buscam fortalecer o enfrentamento à violência contra a mulher, que registra aumento significativo desde o início da pandemia.

Com informações da Agência Câmara.

Conheça a deputada
Sâmia Bomfim

Sâmia Bomfim tem 30 anos, foi vereadora de São Paulo e, atualmente, é deputada federal pelo PSOL. Elegeu-se com 250 mil votos, sendo a mais votada do partido e a oitava mais votada de todo o estado de São Paulo. Seu mandato jovem, feminista e antifascista levanta bandeiras que a maioria dos políticos não tem coragem de levantar. Ela é linha de frente no enfrentamento do conservadorismo e na oposição aos desmandos do governo Bolsonaro, defendendo sempre a maioria do povo.

Nossas bandeiras
na Câmara Federal

  • Lutar pelo impeachment de Bolsonaro.
  • Lutar para ampliar e garantir os direitos das mulheres.
  • Defender as vidas, os empregos e os direitos das brasileiras e dos brasileiros diante da pandemia de Covid-19.

Ler mais