Sâmia Bomfim

  • Saúde

Sâmia Bomfim cria PL para garantir proteção no entorno de hospitais e clínicas que realizam aborto legalizado

Objetivo é assegurar que mulheres e crianças vítimas de violência doméstica e sexual não sejam constrangidas ou agredidas ao procurarem cuidados médicos.

A deputada Sâmia Bomfim criou, em conjunto com as deputadas Fernanda Melchionna, Luiza Erundina e Áurea Carolina, o Projeto de Lei 4297/20 a fim de garantir que haja proteção no entorno de hospitais e clínicas que realizam aborto legalizado.

O objetivo da proposta é evitar que as mulheres e crianças vítimas de violência doméstica e sexual sofram agressões ou sejam constrangidas por terceiros só porque estão buscando ajuda e atendimento adequado.

“Queremos evitar absurdos e ações criminosas como a que ocorreu contra a criança de 10 anos que foi submetida a um aborto após ficar grávida do estuprador. O procedimento de impedimento da gravidez, naquele caso, estava dentro da lei, portanto, é inadmissível que pessoas inescrupulosas sintam-se no direito de ir para frente do hospital proferir ataques contra as vítimas da violência e a equipe médica”, diz Sâmia.

A proposta prevê uma área de proteção, com raio de 200 metros, no entorno de hospitais e clínicas que realizam o aborto legalmente, ou seja, quando envolve risco de morte da mulher, estupro ou feto anencéfalo.

Conheça a deputada
Sâmia Bomfim

Sâmia Bomfim tem 30 anos, foi vereadora de São Paulo e, atualmente, é deputada federal pelo PSOL. Elegeu-se com 250 mil votos, sendo a mais votada do partido e a oitava mais votada de todo o estado de São Paulo. Seu mandato jovem, feminista e antifascista levanta bandeiras que a maioria dos políticos não tem coragem de levantar. Ela é linha de frente no enfrentamento do conservadorismo e na oposição aos desmandos do governo Bolsonaro, defendendo sempre a maioria do povo.

Nossas bandeiras
na Câmara Federal

  • Lutar pelo impeachment de Bolsonaro.
  • Lutar para ampliar e garantir os direitos das mulheres.
  • Defender as vidas, os empregos e os direitos das brasileiras e dos brasileiros diante da pandemia de Covid-19.

Ler mais