Sâmia Bomfim

  • Educação

Sâmia destina recursos e UNIFESP inicia mapeamento de terreiros em São Paulo

Pesquisa promoverá democracia e o fortalecimento político dos povos e comunidades de matriz africana no Brasil.

O mandato da deputada federal Sâmia Bomfim destinou, em 2020, uma emenda parlamentar para que o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB/UNIFESP) fizesse um mapeamento das comunidades de matriz Bantu na região metropolitana de São Paulo.

O objetivo é criar uma rede das comunidades tradicionais de matriz africana na cidade de São Paulo, por meio da elaboração de um aplicativo de coleta e de alimentação de dados em um site de georreferenciamento. O projeto já deu o primeiro primeiro passo com o lançamento do edital para seleção de pesquisadores. Veja aqui.

Grande parte da população brasileira sabe muito pouco – ou quase nada – sobre os Bantu que chegaram no Brasil e sua cultura. E isso é uma das raízes do racismo e do preconceito contra as culturas e religiões afro-brasileiras.

Diante desse contexto, o projeto do NEAB, em parceria com o Instituto Latino Americano de Tradições Bantu (ILABANTU) e o Terreiro de Candomblé Inzo Tumbansi, é de extrema importância cultural, social e religiosa.

“É fundamental que existam pesquisas e ações, como essa, que preservem o nosso patrimônio e joguem luz sobre outras formas de cultura e religiosidade. Acredito que trabalhos como esses são capazes de diminuir a discriminação e a intolerância”, diz Sâmia.

O mandato da deputada abriu consulta pública para destinação das nossas emendas parlamentares de 2021! Para cadastrar seu projeto, acesse: /emendas2021/

Conheça a deputada
Sâmia Bomfim

Sâmia Bomfim tem 30 anos, foi vereadora de São Paulo e, atualmente, é deputada federal pelo PSOL. Elegeu-se com 250 mil votos, sendo a mais votada do partido e a oitava mais votada de todo o estado de São Paulo. Seu mandato jovem, feminista e antifascista levanta bandeiras que a maioria dos políticos não tem coragem de levantar. Ela é linha de frente no enfrentamento do conservadorismo e na oposição aos desmandos do governo Bolsonaro, defendendo sempre a maioria do povo.

Nossas bandeiras
na Câmara Federal

  • Lutar pelo impeachment de Bolsonaro.
  • Lutar para ampliar e garantir os direitos das mulheres.
  • Defender as vidas, os empregos e os direitos das brasileiras e dos brasileiros diante da pandemia de Covid-19.

Ler mais