Sâmia Bomfim

  • Mulheres

Com a bancada feminina, Sâmia Bomfim reúne-se com presidente do TSE

Reunião foi para discutir a participação das mulheres na política.

Junto com a bancada feminina, da qual é coordenadora adjunta, a deputada federal Sâmia Bomfim reuniu-se, nesta quinta-feira 6 de agosto, com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro Luís Roberto Barroso, para falar sobre a participação das mulheres na política e nas eleições de 2020.

Na reunião, Sâmia falou com o ministro sobre os impactos da pandemia para as mulheres no processo eleitoral, dentre eles a sobrecarga com tarefas domésticas, o medo de contaminação de seus filhos e as escolas fechadas. A deputada ainda lembrou que as mulheres são 2/3 dos trabalhadores essenciais e as que mais sofrem com os impactos sociais e econômicos da pandemia.

“Nós somos também as maiores vítimas de fake news, violência política, calúnia, difamação, exposição dos familiares e da vida íntima. E todos esses fatores também desestimulam e retiram as mulheres da vida política”, afirma Sâmia.

Também foi discutido a preocupação que a bancada feminina tem com a formalidade de candidaturas de “vices” para o executivo, que, muitas vezes, serve como pretexto para muitos partidos não aplicarem os 30% dos recursos para o fortalecimento das candidatas ao legislativo, possibilitando maior estruturação e competitividade pelas vagas.

Além disso, Sâmia apresentou posição do PSOL favorável à aplicação de cotas para candidaturas negras, posição que felizmente é compartilhada pelo ministro.

Conheça a deputada
Sâmia Bomfim

Sâmia Bomfim tem 30 anos, foi vereadora de São Paulo e, atualmente, é deputada federal pelo PSOL. Elegeu-se com 250 mil votos, sendo a mais votada do partido e a oitava mais votada de todo o estado de São Paulo. Seu mandato jovem, feminista e antifascista levanta bandeiras que a maioria dos políticos não tem coragem de levantar. Ela é linha de frente no enfrentamento do conservadorismo e na oposição aos desmandos do governo Bolsonaro, defendendo sempre a maioria do povo.

Nossas bandeiras
na Câmara Federal

  • Lutar pelo impeachment de Bolsonaro.
  • Lutar para ampliar e garantir os direitos das mulheres.
  • Defender as vidas, os empregos e os direitos das brasileiras e dos brasileiros diante da pandemia de Covid-19.

Ler mais