Sâmia Bomfim

  • Trabalho

Organizados, entregadores de aplicativo vão a Brasília reivindicar aprovação do PL 1665

Trabalhadores de 12 estados foram à Câmara e se reuniram com a deputada Sâmia Bomfim.

Nesta semana, os entregadores de aplicativo viveram dias históricos. Trabalhadores de 12 estados brasileiros se organizaram e foram até Brasília reivindicar a aprovação do PL 1665, proposto por deputados do PSOL e que prevê melhores condições de trabalho e segurança aos entregadores.

A categoria realizou manifestação em frente ao Palácio do Buriti e foi recebida pelo secretário da Casa Civil do Distrito Federal. Também participaram, na Câmara dos Deputados, de reunião com parlamentares, onde expuseram suas reivindicações. Ainda estava prevista uma agenda com Rodrigo Maia, que, infelizmente, foi cancelada pelo presidente da Câmara.

“Seguimos tentando marcar uma agenda com o Maia e também lutaremos para que as garantias previstas no PL não sejam aplicadas apenas no período de pandemia. Queremos que elas sejam permanentes”, afirma Sâmia Bomfim.

Há no Brasil mais de 5 milhões de trabalhadores atuando com entregadores de aplicativos. E todos que estiveram na Câmara relataram à deputada as péssimas condições de trabalho que são submetidos, como a redução – do já baixo – percentual de entrega, a necessidade de ter que trabalhar 12, 14 horas conseguir fazer uma renda mínima e as suspensões que eles tomam dos aplicados sem quaisquer justificativas.

“Foi uma vitória aprovar a urgência da votação do PL, mas vamos lutar por mais. As empresas não podem fazer o que querem e esse tipo de escravidão moderna não vai ser implementada sem que a gente lute”, finaliza Sâmia.

Conheça a deputada
Sâmia Bomfim

Sâmia Bomfim tem 30 anos, foi vereadora de São Paulo e, atualmente, é deputada federal pelo PSOL. Elegeu-se com 250 mil votos, sendo a mais votada do partido e a oitava mais votada de todo o estado de São Paulo. Seu mandato jovem, feminista e antifascista levanta bandeiras que a maioria dos políticos não tem coragem de levantar. Ela é linha de frente no enfrentamento do conservadorismo e na oposição aos desmandos do governo Bolsonaro, defendendo sempre a maioria do povo.

Nossas bandeiras
na Câmara Federal

  • Lutar pelo impeachment de Bolsonaro.
  • Lutar para ampliar e garantir os direitos das mulheres.
  • Defender as vidas, os empregos e os direitos das brasileiras e dos brasileiros diante da pandemia de Covid-19.

Ler mais