Sâmia Bomfim

  • Serviço público

Junto com a bancada do PSOL, Sâmia Bomfim exige explicações sobre demissões na Embraer

Em junho, Embraer assinou contrato milionário com o BNDES; Bancada pede que presidente do Banco esclareça a situação no Plenário.

A deputada Sâmia Bomfim e a bancada do PSOL fizeram um requerimento para solicitar a presença do presidente do BNDES, Gustavo Montezano, no Plenário da Câmara dos Deputados. O intuito é que Montezano explique as denúncias sobre as demissões na Embraer.

No início de setembro, foi anunciado na imprensa que a Embraer iria demitir 2,5 mil trabalhadores e há denúncias de que a companhia demitirá mais 900 trabalhadores, além de outras 1,6 mil demissões via plano de demissão voluntária.

O que causa estranheza é o fato de a Embraer ter assinado, em junho de 2020, um contrato de financiamento com o BNDES no valor de US$ 300 milhões, além de financiar US$ 315 milhões por meio de um consórcio de bancos privados e públicos, incluindo o Banco do Brasil.

“Não é razoável que uma empresa que recebe dinheiro público por meio de financiamentos faça uma demissão em massa de trabalhadores. É preciso investigar o que está acontecendo e por isso solicitamos o comparecimento do presidente do BNDES”, diz Sâmia.

Outro fator grave, segundo denúncias dos trabalhadores, é que essas demissões foram realizadas sem nenhum tipo de acordo com sindicado. Isso fere um acordo firmado para preservar os empregos dos trabalhadores durante o período de pandemia.

“Não é justo que os trabalhadores da Embraer sejam prejudicados dessa forma, justamente em meio ao colapso social e econômico que estamos passando”, conclui a deputada.

Conheça a deputada
Sâmia Bomfim

Sâmia Bomfim tem 30 anos, foi vereadora de São Paulo e, atualmente, é deputada federal pelo PSOL. Elegeu-se com 250 mil votos, sendo a mais votada do partido e a oitava mais votada de todo o estado de São Paulo. Seu mandato jovem, feminista e antifascista levanta bandeiras que a maioria dos políticos não tem coragem de levantar. Ela é linha de frente no enfrentamento do conservadorismo e na oposição aos desmandos do governo Bolsonaro, defendendo sempre a maioria do povo.

Nossas bandeiras
na Câmara Federal

  • Lutar pelo impeachment de Bolsonaro.
  • Lutar para ampliar e garantir os direitos das mulheres.
  • Defender as vidas, os empregos e os direitos das brasileiras e dos brasileiros diante da pandemia de Covid-19.

Ler mais