Sâmia Bomfim

  • Educação

Sâmia Bomfim e Andréa Werner querem impedir que Governo Federal separe alunos com deficiências nas escolas

Decreto presidencial é inconstitucional; inclusão é direito.

Junto com a Bancada do PSOL, a deputada Sâmia Bomfim e a ativista Andréa Werner elaboraram um Projeto de Decreto Legislativo, apresentado nesta sexta, para interromper o efeitos do decreto presidencial nº 10.502, que prevê a separação de alunos com deficiência nas escolas.

O governo de Bolsonaro quer segregar alunos com deficiência, facilitando a recusa da matrícula nas escolas regulares. Além de apartar os estudantes – o que já é discriminatório, esse projeto é inconstitucional e vai contra a Convenção da ONU Sobre Direitos das Pessoas com Deficiência e a Lei Brasileira de Inclusão, que garantem às pessoas com deficiência o pleno acesso à Educação.

Para Andréa, “no momento em que tivermos como política de Estado o investimento em escolas especializadas, os gestores escolares vão ter a desculpa perfeita para recusar ainda mais as matrículas das crianças com deficiência”.

Já a deputada Sâmia Bomfim alerta para o fato de que “se o Governo priorizar, do ponto de vista orçamentário, somente as escolas especializadas fará com que o Brasil retroceda no conceito de inclusão e de garantia que as escolas públicas e as escolas regulares possam receber as crianças e adolescentes com deficiência e que eles possam ter o direito à educação, como todas as outras crianças no Brasil”.

Conheça a deputada
Sâmia Bomfim

Sâmia Bomfim tem 30 anos, foi vereadora de São Paulo e, atualmente, é deputada federal pelo PSOL. Elegeu-se com 250 mil votos, sendo a mais votada do partido e a oitava mais votada de todo o estado de São Paulo. Seu mandato jovem, feminista e antifascista levanta bandeiras que a maioria dos políticos não tem coragem de levantar. Ela é linha de frente no enfrentamento do conservadorismo e na oposição aos desmandos do governo Bolsonaro, defendendo sempre a maioria do povo.

Nossas bandeiras
na Câmara Federal

  • Lutar pelo impeachment de Bolsonaro.
  • Lutar para ampliar e garantir os direitos das mulheres.
  • Defender as vidas, os empregos e os direitos das brasileiras e dos brasileiros diante da pandemia de Covid-19.

Ler mais