Sâmia Bomfim

  • Saúde

PSOL acionará STF contra veto de Bolsonaro à vacina da covid-19

O presidente descartou compra de vacinas contra a covid-19.

O PSOL e outros partidos de oposição ao governo vão entrar com uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) no Supremo Tribunal Federal se o presidente Jair Bolsonaro cumprir com a palavra e cancelar o protocolo de compra de 46 milhões de doses da Coronavac, que está sendo desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com a empresa chinesa Sinovac.

De acordo com matéria publicada no jornal Folha de S. Paulo, o presidente da República afirmou que “toda e qualquer vacina está descartada”. Isso mostra que, mais uma vez, Bolsonaro colocou suas vontades pessoais e políticas acima do interesse nacional.

Já são mais de 150 mil brasileiros mortos em decorrência da Covid-19, ou seja, milhares de famílias que perderam seus entes queridos para uma doença grave, mortal.

Para Sâmia Bomfim, líder do PSOL na Câmara, “Bolsonaro não tem o direito de negar à população brasileira o acesso a uma vacina que pode salvar vidas. Isso é inconstitucional”.

Vale ressaltar que a ANVISA garante a segurança de todas as vacinas distribuídas à população brasileira. Não há possibilidade de os brasileiros recebem uma vacina sem passar pelo crivo minucioso do órgão.

“Bolsonaro não investiu em saúde pública, mandou a população tomar cloroquina sem saber os efeitos desse medicamento e não
não fez nada para minimizar o número de mortes. Agora ele quer negar o direito à vacina? O que ele está querendo promover é um genocídio da população brasileira, não tem outro nome”, completa a deputada.

Conheça a deputada
Sâmia Bomfim

Sâmia Bomfim tem 30 anos, foi vereadora de São Paulo e, atualmente, é deputada federal pelo PSOL. Elegeu-se com 250 mil votos, sendo a mais votada do partido e a oitava mais votada de todo o estado de São Paulo. Seu mandato jovem, feminista e antifascista levanta bandeiras que a maioria dos políticos não tem coragem de levantar. Ela é linha de frente no enfrentamento do conservadorismo e na oposição aos desmandos do governo Bolsonaro, defendendo sempre a maioria do povo.

Nossas bandeiras
na Câmara Federal

  • Lutar pelo impeachment de Bolsonaro.
  • Lutar para ampliar e garantir os direitos das mulheres.
  • Defender as vidas, os empregos e os direitos das brasileiras e dos brasileiros diante da pandemia de Covid-19.

Ler mais