Sâmia Bomfim

  • Saúde

Sâmia e PSOL querem convocar Ministro da Saúde para cobrá-lo sobre testes de covid próximos do vencimento

Quase 7 milhões de testes estão próximos da data de validade e correm o risco de serem descartados.

A bancada do PSOL protocolou na Câmara dos Deputados requerimento de convocação do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, para prestar esclarecimentos sobre 6,8 milhões de testes para Covid-19 que estão prestes a vencer.

O Brasil é um dos países que menos realizaram testes em todo o mundo, mesmo sendo um dos epicentros da pandemia. Da meta de 24,6 milhões de testes, o Ministério da Saúde só realizou um quinto. Em outubro, da meta diária de 70 mil testes, só 27,3 mil foram realizados. O país tem quase 170 mil mortos.

No pedido, a bancada afirma que “o descarte de testes, somados aos milhares que não puderam ser utilizados por falta de insumos, é apenas o reflexo direto do conjunto de políticas adotadas por este governo, que caminhou no sentido contrário ao que têm sido recomendado pelas autoridades de saúde no Brasil e no mundo.”

Foto: Najara Araujo/Câmara dos Deputados

Conheça a deputada
Sâmia Bomfim

Sâmia Bomfim tem 30 anos, foi vereadora de São Paulo e, atualmente, é deputada federal pelo PSOL. Elegeu-se com 250 mil votos, sendo a mais votada do partido e a oitava mais votada de todo o estado de São Paulo. Seu mandato jovem, feminista e antifascista levanta bandeiras que a maioria dos políticos não tem coragem de levantar. Ela é linha de frente no enfrentamento do conservadorismo e na oposição aos desmandos do governo Bolsonaro, defendendo sempre a maioria do povo.

Nossas bandeiras
na Câmara Federal

  • Lutar pelo impeachment de Bolsonaro.
  • Lutar para ampliar e garantir os direitos das mulheres.
  • Defender as vidas, os empregos e os direitos das brasileiras e dos brasileiros diante da pandemia de Covid-19.

Ler mais