Sâmia Bomfim

  • Meio ambiente

Sâmia e PSOL denunciam presidente do Ibama ao Ministério Público Federal

Eduardo Bim afrouxou regras de exportação de madeira nativa após se reunir com comitiva de empresários madeireiros.

A bancada do PSOL na Câmara entrou com uma representação no Ministério Público Federal (MPF) contra o presidente do Ibama, Eduardo Fortunato Bim.

No documento, é feita uma solicitação de “ações referentes às possíveis ilegalidades e irregularidades na mudança das regras para exportação de madeira nativa por parte do Presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Eduardo Fortunato Bim, após reunião com uma comitiva de empresários do setor madeireiro do Pará”, quando as regras para esse tipo de exportação foram afrouxadas

Segundo noticiado pelo jornal O Globo, a reunião aconteceu na sede do Ministério do Meio Ambiente (MMA), em Brasília, em 6 de fevereiro. Dezenove dias depois, Bim assinou um despacho liberando a exportação de madeira nativa sem autorização do órgão. Entre as madeireiras recebidas por Eduardo Bim estão duas empresas que, juntas, devem mais de R$ 2,6 milhões em multas.

Conheça a deputada
Sâmia Bomfim

Sâmia Bomfim tem 30 anos, foi vereadora de São Paulo e, atualmente, é deputada federal pelo PSOL. Elegeu-se com 250 mil votos, sendo a mais votada do partido e a oitava mais votada de todo o estado de São Paulo. Seu mandato jovem, feminista e antifascista levanta bandeiras que a maioria dos políticos não tem coragem de levantar. Ela é linha de frente no enfrentamento do conservadorismo e na oposição aos desmandos do governo Bolsonaro, defendendo sempre a maioria do povo.

Nossas bandeiras
na Câmara Federal

  • Lutar pelo impeachment de Bolsonaro.
  • Lutar para ampliar e garantir os direitos das mulheres.
  • Defender as vidas, os empregos e os direitos das brasileiras e dos brasileiros diante da pandemia de Covid-19.

Ler mais