Sâmia Bomfim

  • Saúde

Sâmia e PSOL querem convocar Pazuello para cobrá-lo sobre o fim dos programas de saúde mental do SUS

Extinção da Política Nacional de Saúde Mental pode resultar no fim dos CAPS.

A bancada do PSOL na Câmara protocolou requerimento de convocação do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, para ser inquirido acerca do “revogaço” anunciado no âmbito da Política Nacional de Saúde Mental.

Segundo divulgado pela imprensa, o governo Bolsonaro pretende cancelar cerca de cem portarias sobre saúde mental editadas entre 1991 a 2014, que encerrarão diversos programas e serviços do setor – mais um movimento claro na tentativa de desmantelamento do Sistema Único de Saúde (SUS).

“As políticas de saúde mental desenvolvidas e implementadas através do SUS são reconhecidas e fazem a diferença na vida de milhares de brasileiros. Só os Centros de Atenção Psicossocial, os Caps, somam mais de 2600 unidades em todo o País atendendo à população mais vulnerável. São três décadas de um trabalho muito importante que pôs fim à era sombria dos hospitais psiquiátricos. Mas, para Bolsonaro, nada disso importa. A revogação dos programas de saúde mental do SUS é um retrocesso sem precedentes. Diversos movimentos de luta antimanicomial, famílias e usuários dos Caps e profissionais de saúde estão mobilizados para resistir a esse desmonte. Queremos convocar o ministro Pazuello para cobrar-lhe e apresentar a ele a insatisfação de milhares de brasileiros com essa medida autoritária e irresponsável”, declarou a líder da bancada, Sâmia Bomfim (SP).

Leia o requerimento protocolado.

Conheça a deputada
Sâmia Bomfim

Sâmia Bomfim tem 30 anos, foi vereadora de São Paulo e, atualmente, é deputada federal pelo PSOL. Elegeu-se com 250 mil votos, sendo a mais votada do partido e a oitava mais votada de todo o estado de São Paulo. Seu mandato jovem, feminista e antifascista levanta bandeiras que a maioria dos políticos não tem coragem de levantar. Ela é linha de frente no enfrentamento do conservadorismo e na oposição aos desmandos do governo Bolsonaro, defendendo sempre a maioria do povo.

Nossas bandeiras
na Câmara Federal

  • Lutar pelo impeachment de Bolsonaro.
  • Lutar para ampliar e garantir os direitos das mulheres.
  • Defender as vidas, os empregos e os direitos das brasileiras e dos brasileiros diante da pandemia de Covid-19.

Ler mais