Sâmia Bomfim

  • Sem categoria

Gravíssimo: escolas de Guarulhos serão terceirizadas.

Trabalhadores da educação estão em situação de pressão por medo da precarização de seus trabalhos

Os trabalhadores da educação de Guarulhos sofreram mais um ataque na noite de quinta-feira (18), quando a Câmara de Vereadores aprovou o PL 2728/20, que terceiriza as escolas municipais, com exceção dos serviços pedagógicos. A PPP (Parceria Público Privada) da Educação, proposta pelo prefeito Guti (PSD), tem uma ligação direta com a lei n° 7.879/2020, que extingue a PROGUARU, aprovada no apagar das luzes de 2020.

Com a terceirização das escolas, a PROGUARU ficaria sem a maioria dos seus contratos de trabalho, já que boa parte deles são com as escolas da cidade.

A deputada Sâmia Bomfim está acompanhando as mobilizações dos trabalhadores da Proguaru, inclusive os funcionários das escolas, que podem passar a prestar serviço de forma terceirizada. “Precisamos intensificar as lutas desses trabalhadores, que estão cada vez mais perto do desemprego”, destaca a deputada federal.

Em janeiro, ao lado da deputada estadual Monica Seixas e do vereador Edmilson Souza, ambos do PSOL, Sâmia tentou barrar a extinção da PROGUARU na justiça.

A justificativa do prefeito para o fechamento da PROGUARU é inaceitável, pois a empresa pública é a que mais emprega na cidade. São 4700 trabalhadores, muitos deles acima de 50 anos, que estão vendo sua carreira no serviço público ser devastada. A terceirização ameaça frontalmente os funcionários, causando medo e revolta.

Para tornar essa extinção mais palatável o prefeito Guti usa de manobras ainda mais cruéis, mercantilizando a educação e precarizando ainda mais as condições de trabalho de seus funcionários, isso tudo em meio a uma crise sanitária.

Acabando com o vínculo empregatício entre os funcionários das escolas municipais e a PROGUARU, o prefeito Guti está arrumando a desculpa que ele queria para extinguir de vez a empresa pública em dezembro de 2021.

O mandato da deputada Sâmia Bomfim apoia integralmente a luta dos trabalhadores da educação de Guarulhos.

“Toda a solidariedade à luta das trabalhadoras e trabalhadores que estão em situação de pressão e medo por não saberem se terão comida na mesa no dia de amanhã”, disse a parlamentar eleita por São Paulo.

Conheça a deputada
Sâmia Bomfim

Sâmia Bomfim tem 30 anos, foi vereadora de São Paulo e, atualmente, é deputada federal pelo PSOL. Elegeu-se com 250 mil votos, sendo a mais votada do partido e a oitava mais votada de todo o estado de São Paulo. Seu mandato jovem, feminista e antifascista levanta bandeiras que a maioria dos políticos não tem coragem de levantar. Ela é linha de frente no enfrentamento do conservadorismo e na oposição aos desmandos do governo Bolsonaro, defendendo sempre a maioria do povo.

Nossas bandeiras
na Câmara Federal

  • Lutar pelo impeachment de Bolsonaro.
  • Lutar para ampliar e garantir os direitos das mulheres.
  • Defender as vidas, os empregos e os direitos das brasileiras e dos brasileiros diante da pandemia de Covid-19.

Ler mais