Sâmia Bomfim

  • Economia

Sâmia Bomfim vota não à autonomia do Banco Central

Mesmo com votos contrários de toda bancada do PSOL, texto-base foi aprovado pela maioria dos deputados federais

“A aliança entre liberais e extrema-direita deu margem grande para aprovação do projeto de autonomia do Banco Central”, essa foi a forma de manifestação da deputada federal Sâmia Bomfim para mostrar indignação ao final da sessão que aprovou o PLP 19/19, do Senado Federal.

Em meio aos graves problemas vivenciados no Brasil por conta da pandemia do novocoronarírus, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, colocou na pauta de votação o Projeto de Lei Complementar nº 19/19 e nesta quarta-feira, 10 de outubro, foi aprovado pela maioria dos deputados federais.

Foram 339 votos SIM e 114 votos contrários.

O texto aprovado permitirá, por exemplo, que diretores da instituição tenham mandatos fixos de quatro anos, além de novas regras para nomeação e demissão. O Banco Central para a ser um órgão em autarquia de natureza especial, não subordinada a nenhum ministério.

A proposta segue para sanção presidencial. Sâmia Bomfim alerta: “Precisamos de grande mobilização popular para tentar, minimamente, reverter esse grande retrocesso”.

“Não existe instituição monetária autônoma. O que setores conservadores deste país, que sempre foram ligados aos interesses econômicos de banqueiros, é atrelar o Banco Central aos interesses do rentismo internacional. A indicação do presidente segue. Os mecanismos de controle público caem”, destacou.

Conheça a deputada
Sâmia Bomfim

Sâmia Bomfim tem 30 anos, foi vereadora de São Paulo e, atualmente, é deputada federal pelo PSOL. Elegeu-se com 250 mil votos, sendo a mais votada do partido e a oitava mais votada de todo o estado de São Paulo. Seu mandato jovem, feminista e antifascista levanta bandeiras que a maioria dos políticos não tem coragem de levantar. Ela é linha de frente no enfrentamento do conservadorismo e na oposição aos desmandos do governo Bolsonaro, defendendo sempre a maioria do povo.

Nossas bandeiras
na Câmara Federal

  • Lutar pelo impeachment de Bolsonaro.
  • Lutar para ampliar e garantir os direitos das mulheres.
  • Defender as vidas, os empregos e os direitos das brasileiras e dos brasileiros diante da pandemia de Covid-19.

Ler mais