Sâmia Bomfim

  • Câmara dos Deputados
  • Direitos Humanos

Sâmia Bomfim é eleita vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias

Na mesma reunião da CDHM, nesta quarta-feira (24), parlamentares aprovaram a realização de audiência pública para debater “Ameaças à liberdade de expressão no Brasil”

“É tempo de muita luta e trabalho pelos direitos fundamentais, contem comigo, conto com vocês!” Foi assim que a deputada federal Sâmia Bomfim informou seus seguidores nas redes sociais que a partir de hoje é vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara Federal.

A eleição da CDHM aconteceu no início de tarde desta quarta-feira (24) e colocou a parlamentar como terceira vice-presidenta. Sâmia é a primeira deputada do PSOL a assumir a vaga nesta importante comissão.

Dentre tantas atribuições importantes, a deputada destaca a possibilidade de sugerir ações preventivas, protetivas, reparadoras em possíveis ameaças ou violações dos direitos humanos.

“Lutar por direitos no Brasil é cada vez mais necessário pois o país vive um período de retrocessos absurdos com a destruição de políticas importantes para garantia dos direitos humanos”, destacou a parlamentar do PSOL.

Debate sobre ameaças à liberdade de expressão no Brasil

Também durante a reunião desta terça-feira, foi aprovada realização de Audiência Pública para debater “Ameaças à liberdade de expressão no Brasil”. O requerimento foi proposto pela deputada Sâmia Bomfim após ameaças ao comunicador Felipe Neto e debaterá a tentativa de silenciamento de outros brasileiros.

“No último período, temos acompanhado no Brasil uma escalada de ações e iniciativas atentatórias a liberdade de expressão e à livre manifestação do pensamento, levadas a cabo especialmente por instituições do Estado brasileiro, notadamente do Poder Executivo federal, órgãos de controle e autoridades policiais”, destacou o documento.

Convidados para Audiência Pública

Sr. Felipe Neto Rodrigues Vieira, comunicador e youtuber;

Sr. Pedro Hallal, docente e ex-reitor da UFPel (Universidade Federal de

Pelotas);

Sr. Marcelo Feller, advogado;

Sra. Eliane Brum, jornalista, escritora e documentarista;

Sr. André Mendonça, Ministro da Justiça e Segurança Pública;

Representante da Controladoria Geral da União – CGU;

Representante da ARTIGO 19.

Conheça a deputada
Sâmia Bomfim

Sâmia Bomfim tem 30 anos, foi vereadora de São Paulo e, atualmente, é deputada federal pelo PSOL. Elegeu-se com 250 mil votos, sendo a mais votada do partido e a oitava mais votada de todo o estado de São Paulo. Seu mandato jovem, feminista e antifascista levanta bandeiras que a maioria dos políticos não tem coragem de levantar. Ela é linha de frente no enfrentamento do conservadorismo e na oposição aos desmandos do governo Bolsonaro, defendendo sempre a maioria do povo.

Nossas bandeiras
na Câmara Federal

  • Lutar pelo impeachment de Bolsonaro.
  • Lutar para ampliar e garantir os direitos das mulheres.
  • Defender as vidas, os empregos e os direitos das brasileiras e dos brasileiros diante da pandemia de Covid-19.

Ler mais