Sâmia Bomfim

  • Câmara dos Deputados

NOTA DE REPÚDIO

A Secretaria da Mulher e a Comissão dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados vem a público, em solidariedade a todas as mulheres do nosso País, repudiar veementemente as declarações desrespeitosas dos Deputados, Eduardo Bolsonaro (PSL/SP) e do Delegado Éder Mauro (PSD/PA), em comentário no Twitter, publicado no dia 8 de abril de 2021. […]

A Secretaria da Mulher e a Comissão dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados vem a público, em solidariedade a todas as mulheres do nosso País, repudiar veementemente as declarações desrespeitosas dos Deputados, Eduardo Bolsonaro (PSL/SP) e do Delegado Éder Mauro (PSD/PA), em comentário no Twitter, publicado no dia 8 de abril de 2021. Tais parlamentares, flagrantemente quebraram o decoro, de forma vil, ao usar palavras inapropriadas para autoridades do mais alto escalão do Poder Legislativo ao se referirem ao órgão genital feminino, em alusão ao sexo feminino, com menosprezo e em tom descortês, desrespeitoso e arrogante. Tal fato se verificou quando o Deputado Eduardo Bolsonaro afirmou em sua oratória na rede social Twitter, que: “Parece, mas não é a gaiola das loucas, são só as pessoas portadoras de vagina na CCJ sendo levadas a loucuras pelas verdades ditas pelo deputado Eder Mauro (PA)”.

Agindo dessa maneira, os Deputados Eduardo Bolsonaro e Eder Mauro atingem a dignidade das mulheres através de um ato de violência política de gênero, pois estão se dirigindo não somente às mulheres da CCJC, mas a todas as mulheres que atuam no parlamento.

Lamentamos tal postura dos referidos parlamentares que incentivam um clima de rivalidade entre homens e mulheres, causado por esse tipo de declaração, em um dado momento que requer em virtude do cenário de pandemia, a união de todos para que possamos salvaguardar os princípios básicos democráticos que norteiam a nossa nação desde a promulgação da nossa Carta Magna de 1988.

Diante destas considerações, manifestamos repúdio a declarações desta natureza e comunicamos que a Secretaria da Mulher entrará com representação disciplinar no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, uma vez que os parlamentares citados não podem se beneficiar de suas prerrogativas para desmerecer com ironias e palavras de linguajar vulgar e malicioso, as mulheres ou qualquer outro gênero, visto que essa postura é incompatível com o mandato parlamentar por se constituir verdadeiro atentado à Constituição Brasileira que garante como um de seus princípios fundamentais, a dignidade da pessoa humana.

Neste sentido, a Secretaria da Mulher reforça sua posição em defesa dos avanços alcançados por meio de políticas públicas de proteção para as mulheres e afirma que não poupará esforços para combater quaisquer ações de violência, seja por palavras ou ações, de crimes de ódio e torpeza que busquem ofuscar os recentes anos de conquistas sociais alcançados pelas mulheres,

Brasília, 8 de abril de 2021.

Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados

Comissão dos Direitos da Mulher

Conheça a deputada
Sâmia Bomfim

Sâmia Bomfim tem 30 anos, foi vereadora de São Paulo e, atualmente, é deputada federal pelo PSOL. Elegeu-se com 250 mil votos, sendo a mais votada do partido e a oitava mais votada de todo o estado de São Paulo. Seu mandato jovem, feminista e antifascista levanta bandeiras que a maioria dos políticos não tem coragem de levantar. Ela é linha de frente no enfrentamento do conservadorismo e na oposição aos desmandos do governo Bolsonaro, defendendo sempre a maioria do povo.

Nossas bandeiras
na Câmara Federal

  • Lutar pelo impeachment de Bolsonaro.
  • Lutar para ampliar e garantir os direitos das mulheres.
  • Defender as vidas, os empregos e os direitos das brasileiras e dos brasileiros diante da pandemia de Covid-19.

Ler mais