Sâmia Bomfim

  • feminista

Lançamento da Cartilha Feminista "Nem Uma A Menos"

Na última Sexta-feira, o Coletivo Juntas e o mandato da vereadora Sâmia Bomfim promoveram um debate no lançamento da cartilha feminista e o curso de empoderamento feminino “Nem Uma A Menos”.

Faça o download da cartilha feminista, clique aqui.

Em todo o mundo, as mulheres têm sido as grandes protagonistas das lutas sociais. No Brasil, nos EUA, em toda a América Latina, na luta antirracista, queremos ser donas de nossos destinos e queremos mudanças radicais na sociedade. Tendo em vista essas experiências e debates que, na última Sexta-feira, o Coletivo Juntas e o mandato da vereadora Sâmia Bomfim promoveram o debate "O feminismo e a luta dos nossos tempos" no lançamento da cartilha feminista e o curso de empoderamento feminino “Nem Uma A Menos”, dando mais um passo na luta contra o machismo e fortalecimento das mulheres enquanto sujeitos sociais.

O debate não se deteve apenas a elementos gerais da conjuntura e as dificuldade de ser mulher, mas também pretendeu aprofundar questões do feminismo sob várias perspectivas. A presença da Francilene Gomes (Mães de Maio), que denunciou o genocídio da juventude negra e como isto afeta diretamente a vida de muitas mulheres nas periferias; a Kandance Montgomery (Black Lives Matter) trouxe à tona como hoje as mulheres negras são o centro para o debate do feminismo; Sâmia e Fernanda Melchionna expondo qual o papel das mulheres depois do vitorioso 8M e dos processos de luta do último período, por exemplo.


A Cartilha é fruto do esforço coletivo de dezenas de mulheres no sentido de aprofundar os diferentes temas que aborda o feminismo, mas tratando a questão da violência contra a mulher com a devida centralidade, uma vez que são alarmantes os dados referentes a este tema. O objetivo é levar o debate para a maior quantidade de mulheres possível, para que tais se apropriem da cartilha e utilizem em todos os espaços que frequentem.

Como consequência da elaboração da cartilha e inspirando-se na experiência do “Emancipa Mulher”, idealizado pela Luciana Genro no Rio Grande do Sul, também nasce em São Paulo o curso de empoderamento feminino “Nem Uma A Menos”. A abordagem da violência contra a mulher também terá destaque, ainda que o tanto a cartilha quanto o curso vêm para discutir quais as demandas mais latentes para cada realidade.

Serão 6 encontros no Cursinho Popular Angela Davis na Zona Leste. A primeira sessão será no próximo Sábado (12/08) e tratará sobre gênero.

Conheça a deputada
Sâmia Bomfim

Sâmia Bomfim tem 30 anos, foi vereadora de São Paulo e, atualmente, é deputada federal pelo PSOL. Elegeu-se com 250 mil votos, sendo a mais votada do partido e a oitava mais votada de todo o estado de São Paulo. Seu mandato jovem, feminista e antifascista levanta bandeiras que a maioria dos políticos não tem coragem de levantar. Ela é linha de frente no enfrentamento do conservadorismo e na oposição aos desmandos do governo Bolsonaro, defendendo sempre a maioria do povo.

Nossas bandeiras
na Câmara Federal

  • Lutar pelo impeachment de Bolsonaro.
  • Lutar para ampliar e garantir os direitos das mulheres.
  • Defender as vidas, os empregos e os direitos das brasileiras e dos brasileiros diante da pandemia de Covid-19.

Ler mais