Sâmia Bomfim

  • feminista

CCJ vota pela legalidade do passe-livre para mulheres vítimas de violência

Essa aprovação significa mais um passo que damos na Câmara Municipal de São Paulo para tornar a nossa cidade um ambiente mais democrático para as mulheres!

Na última Quarta (09), a Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa votou pela LEGALIDADE do nosso PL 124/2017, que prevê a isenção temporária de pagamento da tarifa nas linhas urbanas de ônibus às mulheres vítimas de violência, no âmbito do município de São Paulo. Essa aprovação significa mais um passo que damos na Câmara Municipal para tornar a nossa cidade um ambiente mais democrático para as mulheres. Além de ser mais uma batalha que daremos aqui dentro para que este entre em votação no plenário.

Uma das principais dificuldades enfrentadas por mulheres vítimas de violência é a retomada da "normalidade" de suas vidas. Além dos profundos traumas e prejuízos psicológicos causados nas vítimas, elementos objetivos da vida em sociedade, como a questão da autonomia financeira em relação aos parceiros, dificultam a superação das situações de risco, que são vividas, muitas vezes, dentro de casa. O prolongamento da dependência financeira pode levar a um agravamento das situações de violência, gerando consequências extremamente graves, como o feminicídio.

O nosso projeto de lei pretende assegurar um dos aspectos fundamentais para a autonomia da mulher vítima de violência: a locomoção pela cidade. A gratuidade temporária no uso das linhas urbanas do Sistema de Transporte Coletivo do Município de São Paulo é importante para que esta mulher possa acompanhar o processo e usufruir de seus direitos ao acolhimento e ao apoio institucional. Principalmente, para que possa procurar emprego para garantir sua independência financeira.

Conheça a deputada
Sâmia Bomfim

Sâmia Bomfim tem 30 anos, foi vereadora de São Paulo e, atualmente, é deputada federal pelo PSOL. Elegeu-se com 250 mil votos, sendo a mais votada do partido e a oitava mais votada de todo o estado de São Paulo. Seu mandato jovem, feminista e antifascista levanta bandeiras que a maioria dos políticos não tem coragem de levantar. Ela é linha de frente no enfrentamento do conservadorismo e na oposição aos desmandos do governo Bolsonaro, defendendo sempre a maioria do povo.

Nossas bandeiras
na Câmara Federal

  • Lutar pelo impeachment de Bolsonaro.
  • Lutar para ampliar e garantir os direitos das mulheres.
  • Defender as vidas, os empregos e os direitos das brasileiras e dos brasileiros diante da pandemia de Covid-19.

Ler mais