Sâmia Bomfim

    Sâmia convida para o lançamento da Frente Parlamentar de Segurança Alimentar

    Há 25 anos a Ação e Cidadania atua de maneira plural, descentralizada e horizontal na luta por políticas e programas de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável e combate à miséria.Foi uma das organizações de articulação para a criação do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional – COMUSAN – que cumpriu papel fundamental no avanço das questões voltadas para alimentação no município de São Paulo e em 2016 organizou discussões por toda a cidade que contribuíram para a formulação do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional – PLANSAN.A polêmica da farinata, decorrente da tentativa do ex-prefeito João Doria em servir tal produto para população mais carente e na merenda escolar da rede municipal, resgatou o tema da Segurança Alimentar, tornando este um assunto comum na vida dos paulistanos a partir de 2017.A batalha que travamos contra a "ração humana" saltou para patamares cada vez maiores, uma vez que contamos com o imprescindível apoio popular, dos conselhos, sindicatos e organizações não governamentais. A nossa união barrou o avanço da farinata. A pressão surtiu não apenas o recuo do Executivo, mas obrigou os vereadores a discutirem o tema da segurança alimentar, de forma que foi possível aprovar na Câmara Municipal um projeto de criação da Frente Parlamentar de Segurança Alimentar e Nutricional (FPSAN), que terá como objetivo ser ferramenta suprapartidária da sociedade civil para discutir temas voltamos a políticas de alimentação, servindo de apoio para aprimorar a legislação já existente de maneira a garantir o acesso regular e permanente de todos os cidadãos à alimentação adequada, assim como trabalhar junto ao executivo para que as ações constantes no PLANSAN saiam do papel.

    Há 25 anos a Ação e Cidadania atua de maneira plural, descentralizada e horizontal na luta por políticas e programas de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável e combate à miséria.

    Foi uma das organizações de articulação para a criação do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional – COMUSAN – que cumpriu papel fundamental no avanço das questões voltadas para alimentação no município de São Paulo e em 2016 organizou discussões por toda a cidade que contribuíram para a formulação do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional – PLANSAN.

    A polêmica da farinata, decorrente da tentativa do ex-prefeito João Doria em servir tal produto para população mais carente e na merenda escolar da rede municipal, resgatou o tema da Segurança Alimentar, tornando este um assunto comum na vida dos paulistanos a partir de 2017.

    A batalha que travamos contra a "ração humana" saltou para patamares cada vez maiores, uma vez que contamos com o imprescindível apoio popular, dos conselhos, sindicatos e organizações não governamentais. A nossa união barrou o avanço da farinata. 

    A pressão surtiu não apenas o recuo do Executivo, mas obrigou os vereadores a discutirem o tema da segurança alimentar, de forma que foi possível aprovar na Câmara Municipal um projeto de criação da Frente Parlamentar de Segurança Alimentar e Nutricional (FPSAN), que terá como objetivo ser ferramenta suprapartidária da sociedade civil para discutir temas voltamos a políticas de alimentação, servindo de apoio para aprimorar a legislação já existente de maneira a garantir o acesso regular e permanente de todos os cidadãos à alimentação adequada, assim como trabalhar junto ao executivo para que as ações constantes no PLANSAN saiam do papel.

    Nesse sentido, convidamos todas e todos a participarem do evento de recomposição da FPSAN, comemoração dos 15 anos do COMUSAN e dos 25 anos da Ação e Cidadania.

    Quando_ 28 DE MAIO às 18H
    Onde_ SALÃO NOBRE DA CÂMARA MUNICIPAL
    (Viaduto Jacareí, 100, Bela Vista)

    PROGRAMAÇÃO

    18h • Performance Celso Frateschi (a confirmar)
    18h30min • Apresentação do grupo musical Encontros e Cantorias
    19h • Mesa | Convidados: Sâmia Bomfim (Vereadora (PSOL-SP))
    Patrícia Jaime (FSP -SP)
    André Luizzi (Ação Cidadania/SP)
    Vera Helena Lessa Vilela (COMUSAN)
    Aline Cardoso (Secretaria do Trabalho e Empreendedorismo) - a confirmar

    20H • Homenageados: Tarcísio Geraldo Faria
    Hannemam de Rezende Nobre Oliveira
    Roseli Lopes de Macedo Leal - in memoriam
    Mario Albertina Galvão de França - in memoriam

    Conheça a deputada
    Sâmia Bomfim

    Sâmia Bomfim tem 30 anos, foi vereadora de São Paulo e, atualmente, é deputada federal pelo PSOL. Elegeu-se com 250 mil votos, sendo a mais votada do partido e a oitava mais votada de todo o estado de São Paulo. Seu mandato jovem, feminista e antifascista levanta bandeiras que a maioria dos políticos não tem coragem de levantar. Ela é linha de frente no enfrentamento do conservadorismo e na oposição aos desmandos do governo Bolsonaro, defendendo sempre a maioria do povo.

    Nossas bandeiras
    na Câmara Federal

    • Lutar pelo impeachment de Bolsonaro.
    • Lutar para ampliar e garantir os direitos das mulheres.
    • Defender as vidas, os empregos e os direitos das brasileiras e dos brasileiros diante da pandemia de Covid-19.

    Ler mais