Sâmia Bomfim

    Quando uma mulher negra morre, todas se levantam

    Assinam esta nota as vereadoras que compõem a Bancada Feminista do PSOL

    Lá fora faz sol, mas aqui dentro o peito chora. Morreu a preta da Maré, morreu Marielle Franco. Todas nós morremos um pouco, junto com ela, porque Marielle encarnava essas muitas formas de estar no mundo erguendo a voz contra a injustiça e a violência.

    Marielle era uma mulher negra, feminista, lésbica, mãe, filha da favela Maré, ativista, defensora dos direitos humanos, a quinta vereadora mais votada do Rio de Janeiro, uma das fundadoras da Bancada Feminista do PSOL. Marielle se levantava todos os dias para denunciar a política de extermínio que mata com perversidade. Ela, como nós, fazia isso por um projeto de sociedade radicalmente diferente.

    Morreram a preta da Maré e o motorista que a acompanhava, Anderson Gomes, mas a tentativa de calar as suas vozes só fez amplificar tantas outras. Somos centenas, milhares, milhões. Estamos nas ruas, nas favelas, nos centros, nos campos e nas instituições. Estamos amparadas umas nas outras para garantir que esse projeto de sociedade avance, uma sociedade que assegure os direitos das mulheres, de negras e negros, da população LGBT, dos povos indígenas, das pessoas presas, das periferias, da classe trabalhadora. Estamos e seguiremos juntas com nossos corpos, nossas cores, nossas lutas, nossos desejos.

    Lutaremos incansavelmente pela apuração desse crime brutal que matou nossa companheira e amiga.

    A dor e a tristeza não são maiores que a nossa capacidade de seguir resistindo e de honrar o nome da Marielle e de todas as lutas que ela simboliza. Eu sou porque nós somos!

    Marielle, PRESENTE! Agora e sempre!
    Anderson, PRESENTE! Agora e sempre!

    Assinam esta nota as vereadoras que compõem a Bancada Feminista do PSOL:
    Áurea Carolina (Belo Horizonte-MG)
    Cida Falabella (Belo Horizonte-MG)
    Fernanda Garcia (Sorocaba-SP)
    Fernanda Melchionna (Porto Alegre-RS)
    Fernanda Miranda (Pelotas-RS)
    Mariana Conti (Campinas-SP)
    Marinor Britto (Belém-PA)
    Rose de Paula (Tanabi-SP)
    Sâmia Bomfim (São Paulo-SP)
    Talíria Petrone (Niterói-RJ)

    Conheça a deputada
    Sâmia Bomfim

    Sâmia Bomfim tem 30 anos, foi vereadora de São Paulo e, atualmente, é deputada federal pelo PSOL. Elegeu-se com 250 mil votos, sendo a mais votada do partido e a oitava mais votada de todo o estado de São Paulo. Seu mandato jovem, feminista e antifascista levanta bandeiras que a maioria dos políticos não tem coragem de levantar. Ela é linha de frente no enfrentamento do conservadorismo e na oposição aos desmandos do governo Bolsonaro, defendendo sempre a maioria do povo.

    Nossas bandeiras
    na Câmara Federal

    • Lutar pelo impeachment de Bolsonaro.
    • Lutar para ampliar e garantir os direitos das mulheres.
    • Defender as vidas, os empregos e os direitos das brasileiras e dos brasileiros diante da pandemia de Covid-19.

    Ler mais