Sâmia Bomfim

  • catalunha
  • internacional
  • Temer

Parlamento Catalão declara independência da Catalunha

Viva a autodeterminação dos povos!

* Por Pedro Fuentes, dirigente nacional do PSOL e do Movimento Esquerda Socialista (MES). Originalmente publicado em Espanhol.

VIVA A CATALUNHA LIVRE!

O "Parlamento Catalão" acaba de declarar a Independência da Catalunha e iniciar um processo constituinte para criar a República Democrática Social Catalã. O governo de Puigdemont abriu ontem a possibilidade de convocar novas eleições gerais. Foi uma via de negociação novamente rejeitada pelo governo autoritário de Rajoy, pelo Rei e pelos partidos "espanholistas" PP e PSOE.

Quem teve a sorte de assistir à transmissão direta da votação do "Parlamento Catalão" pela TVE na manhã de hoje e a votação que a ocorreu anteontem na Câmara dos Deputados, em Brasília, com a rejeição do prosseguimento da denúncia de Temer, pode ver a diferença gritante entre esses dois fatos e entre a atuação dos parlamentares catalães e da casta imunda dos deputados brasileiros.

Enquanto os deputados catalães estão seguindo a vontade do povo, os brasileiros estão votando a favor de um presidente bandido que só apoia a máfia entrincheirada no poder e a grande burguesia. O povo catalão nas ruas não esperava nada das negociações bilaterais e sua grande maioria está firme com essa resolução que o governo tomou. Agora se abre um período em que o governo catalão e o povo nas ruas terão de enfrentar a intervenção autoritária e intervencionista da monarquia espanhola. É muito bom sentir os ventos de ar fresco revolucionário e democrático que vêm do Mediterrâneo.

Conheça a deputada
Sâmia Bomfim

Sâmia Bomfim tem 30 anos, foi vereadora de São Paulo e, atualmente, é deputada federal pelo PSOL. Elegeu-se com 250 mil votos, sendo a mais votada do partido e a oitava mais votada de todo o estado de São Paulo. Seu mandato jovem, feminista e antifascista levanta bandeiras que a maioria dos políticos não tem coragem de levantar. Ela é linha de frente no enfrentamento do conservadorismo e na oposição aos desmandos do governo Bolsonaro, defendendo sempre a maioria do povo.

Nossas bandeiras
na Câmara Federal

  • Lutar pelo impeachment de Bolsonaro.
  • Lutar para ampliar e garantir os direitos das mulheres.
  • Defender as vidas, os empregos e os direitos das brasileiras e dos brasileiros diante da pandemia de Covid-19.

Ler mais