Sâmia Bomfim

  • LGBT

Sâmia questiona Itamaraty sobre cartilha homofóbica da Copa

Em carta para Aloysio Nunes, Sâmia questiona conteúdo homofóbico no Guia Consular do Torcedor Brasileiro lançado pelo Itamaty nesta Quinta-feira

Em carta para Aloysio Nunes, Ministro das Relações Exteriores, Sâmia questiona conteúdo homofóbico no Guia Consular do Torcedor Brasileiro lançado pelo Itamaraty nesta Quinta-feira. Reproduzimos abaixo.


São Paulo, 8 de junho de 2018.

Excelentíssimo Sr. Aloysio Nunes Ferreira Filho

Ministro das Relações Exteriores do Brasil

Senhor Ministro,

Quero manifestar minha profunda preocupação e pedido de retratação relativo a conteúdo presente no Guia Consular do Torcedor Brasileiro para a Copa do Mundo FIFA 2018, a ser realizada na Rússia, assinado por este Ministério em conjunto com o Ministério do Esporte e o Governo Federal.

Tal Guia, hoje de conhecimento público, contém no tópico “Respeito às leis locais” a seguinte recomendação à população de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transgêneros:

“Não são comuns na Rússia manifestações intensas de afeto em público. Em particular, recomenda-se à comunidade LGBT evitar demonstrações homoafetivas em ambientes públicos, que podem ser consideradas ‘propaganda de relações sexuais não tradicionais feita a menores’ e enquadradas em lei (junho de 2016) que prevê multa e deportação.”

A mencionada Lei russa apresenta indisfarçável caráter discriminatório e de perseguição ao segmento LGBT da população. Esta conduta é incompatível com a tradição brasileira, dentro da qual, em que pesem os frequentes e lamentáveis casos de agressão e discriminação, a Constituição Federal assegura a igualdade de todos “perante a lei, sem distinção de qualquer natureza”, garantindo a todas e todos o “direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade” (Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, Art. 5º).

Não é correto que o Governo brasileiro remeta a orientação referida aos torcedores do país, ainda que sob alegada preocupação com a integridade destes. Melhor postura consistiria em apoiar as e os LGBTs torcedores, fazendo frente ao Governo russo para que nenhum tipo de discriminação ou de perseguição seja admitida.

Uma retratação de Vossa Excelência nesse sentido, além de representar uma correção de conduta perante as e os LGBTs brasileiros ofendidos pelo Guia Consular do Torcedor Brasileiro, representará uma postura soberana de nossa diplomacia, apoiada, de resto, na Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Atenciosamente,

Sâmia Bomfim
Vereadora de São Paulo (SP)

samia carta aloysio

Conheça a deputada
Sâmia Bomfim

Sâmia Bomfim tem 30 anos, foi vereadora de São Paulo e, atualmente, é deputada federal pelo PSOL. Elegeu-se com 250 mil votos, sendo a mais votada do partido e a oitava mais votada de todo o estado de São Paulo. Seu mandato jovem, feminista e antifascista levanta bandeiras que a maioria dos políticos não tem coragem de levantar. Ela é linha de frente no enfrentamento do conservadorismo e na oposição aos desmandos do governo Bolsonaro, defendendo sempre a maioria do povo.

Nossas bandeiras
na Câmara Federal

  • Lutar pelo impeachment de Bolsonaro.
  • Lutar para ampliar e garantir os direitos das mulheres.
  • Defender as vidas, os empregos e os direitos das brasileiras e dos brasileiros diante da pandemia de Covid-19.

Ler mais