Sâmia Bomfim

    Sâmia vereadora. Vencemos!

    OBRIGADA! NOSSO MANDATO SERÁ UMA TRINCHEIRA DAS LUTAS SOCIAIS EM SÃO PAULO

    OBRIGADA! NOSSO MANDATO SERÁ UMA TRINCHEIRA DAS LUTAS SOCIAIS EM SÃO PAULO

    Gostaria de agradecer imensamente cada um dos 12.464 votos depositados ontem nesse projeto coletivo que foi a minha candidatura. Vencemos! Construímos com cada um e cada uma de vocês essa campanha que representa um projeto coletivo que agora seguirá pelos próximos anos na Câmara enfrentando o conservadorismo, defendendo nossos direitos e lutando por uma cidade mais justa e igual. Cada voto, cada panfleto, cada compartilhamento, cada curtida, cada convencimento foram essenciais. Essa vitória é de todas e todos nós!

    A eleição de Dória em primeiro turno nos apresenta um grande desafio que exigirá muita força e resistência em defesa dos trabalhadores e contra a retirada de direitos. Nosso mandato estará a serviço dessas lutas, de forma incansável. Dependendo de nós, os planos nefastos dos tucanos para São Paulo, por meio das privatizações e da perseguição aos movimentos sociais, não passarão. Assim como pretendemos fazer de nosso trabalho um polo de resistência contra as medidas de Alckmin e Temer nos níveis estadual e nacional. Jamais deixaremos de estar nas ruas e nas manifestações!

    Nas eleições de 2016, se em muitas cidades houve um avanço da direita mais tradicional, por outro lado houve exemplos que me encheram o coração de esperança. As votações do PSOL, hoje o principal partido da esquerda autêntica, renovada e radical, foram ainda mais significativas do que podíamos esperar!

    Aqui em São Paulo, além de minha eleição, tivemos a reeleição do vereador Toninho Vespoli, que seguirá construindo um importante mandato popular e de luta e formará comigo a mais combativa bancada da Câmara. Luiza Erundina e Ivan Valente orgulharam o PSOL e cidade mostrando que os sonhos não envelhecem e obtendo uma expressiva votação. Saudamos também todas e todos que foram candidatas/os a vereança por nosso partido, fazendo da votação do PSOL, como de costume, a mais coletiva e ideológica de todas. Mencionamos especialmente Isa Penna e Celso Giannazi, colegas que comporão a suplência do PSOL.

    O feminismo em São Paulo e todo o Brasil cresceu muito! Em Porto Alegre, Fernanda Melchionna foi a vereadora mais votada em toda a cidade. Em BH, Áurea Carolina, mulher negra do PSOL. No Rio de Janeiro, foi eleita Marielle Franco, também mulher negra e socialista. No estado de São Paulo, foram eleitas as queridas e combativas Mariana Conti, em Campinas, e Fernanda Garcia, em Sorocaba. Inúmeros companheiros como vereadores também defenderão os direitos da população oprimida e das mulheres, como meu amigo David Miranda, no Rio de Janeiro, ou Roberto Robaina, em Porto Alegre, e Sandro Pimentel, em Natal!

    As eleições de 2016 refletiram o que tem ocorrido progressivamente em nossa sociedade: a polarização. E é nesse contexto que os segundos turnos no Rio de Janeiro, em Belém do Pará e em Sorocaba, interior de São Paulo, ganham enorme importância. Marcelo Freixo, Edmilson Rodrigues e Raul Marcelo têm todo o meu apoio e representam hoje os mais belos sonhos de construir cidades justas, humanas e igualitárias!

    Ontem, dia 02 de outubro, pude vencer uma grande batalha. Nas ruas, nas redes e na raça. Com parcos recursos financeiros, mas muitos sonhos e suor militante. Minha primeira eleição já foi vitoriosa! Serei a mais jovem vereadora mulher da história de São Paulo. E a primeira pelo PSOL. Entretanto, as maiores e mais importantes lutas ainda estão por vir. Não me candidatei para ser igual aos outros. Ainda como vereadora, seguirei sendo uma cidadã. Que andará de ônibus, metrô, UBER e táxi, que irá às manifestações de rua, às escolas, universidades e locais de trabalho, para estar sempre em contato com a população da cidade. Pretendo ser uma pedra no sapato dos poderosos da cidade. Farei o que estiver ao meu alcance para levar as mulheres organizadas, LGBTs, a negritude, os movimentos sociais e os trabalhadores para dentro da Câmara, pois o poder popular é o mais importante que existe!

    A nossa luta e as nossas conquistas apenas começaram. Seguiremos juntas e juntos enfrentando os conservadores e conquistando mais direitos. O futuro é nosso. #AgoraÉQueSãoElas

    Veja o momento em que saiu o resultado das eleições de 2016 e minha primeira fala depois de eleita. Só tenho a agradecer a todos os votos que recebi, muito obrigada!

    Conheça a deputada
    Sâmia Bomfim

    Sâmia Bomfim tem 30 anos, foi vereadora de São Paulo e, atualmente, é deputada federal pelo PSOL. Elegeu-se com 250 mil votos, sendo a mais votada do partido e a oitava mais votada de todo o estado de São Paulo. Seu mandato jovem, feminista e antifascista levanta bandeiras que a maioria dos políticos não tem coragem de levantar. Ela é linha de frente no enfrentamento do conservadorismo e na oposição aos desmandos do governo Bolsonaro, defendendo sempre a maioria do povo.

    Nossas bandeiras
    na Câmara Federal

    • Lutar pelo impeachment de Bolsonaro.
    • Lutar para ampliar e garantir os direitos das mulheres.
    • Defender as vidas, os empregos e os direitos das brasileiras e dos brasileiros diante da pandemia de Covid-19.

    Ler mais