Um ano de muito trabalho: as principais iniciativas de Sâmia em 2020

Foram centenas de projetos e propostas em defesa do povo brasileiro nesse ano difícil. Confira as principais delas no nosso site.

30 dez 2020, 11:26 Tempo de leitura: 7 minutos, 30 segundos
Um ano de muito trabalho: as principais iniciativas de Sâmia em 2020

O ano de 2020 não foi fácil para os brasileiros e as brasileiras. A pandemia da Covid-19 intensificou as desigualdades existentes no país e contribuiu para o aprofundamento da pobreza de muitos cidadãos.

Além disso, o presidente Jair Bolsonaro mostrou sua pior face: zombou das mortes, não se preocupou em tomar medidas para conter o avanço do Coronavírus e só liberou ao auxílio-emergencial após muita pressão do PSOL e de alguns outros parlamentares.

No entanto, 2020 também foi um ano de luta. Os brasileiros se levantaram contra o racismo, os desmandos de Bolsonaro e os retrocessos trabalhistas. A deputada federal Sâmia Bomfim sempre esteve ao lado desses trabalhadores e tomou todas as medidas cabíveis e necessárias para frear o retrocesso. Veja algumas delas!

Confira as principais ações da deputada Sâmia Bomfim em 2020

Janeiro

Esteve na luta por justiça para Paraisópolis; Saiba mais aqui.

Esteve na campanha pelo #ForaWeintraub – contra sua gestão desastrosa e incompetente. Saiba mais aqui.

Comemorou a aprovação da lei 17.301, que pune pessoas e empresas que cometam atos caracterizados como LGBTfóbicos. Sâmia foi co-autoria na época de seu mandato na Câmara Municipal (2017-2018). Saiba mais aqui.

Fevereiro

Fez parte da mobilização junto à Monica Seixas contra Reforma da previdência estadual proposta por João Doria para a Assembleia legislativa. Saiba mais aqui.

Apoiou à luta das petroleiras e petroleiros contra a agenda ultraliberal e entreguista. Contra a demissão de companheiros no Paraná. Saiba mais aqui.

Passou a valer a lei que torna obrigatória a afixação de placas informativas sobre o Disque-180 da época da vereança. Saiba mais aqui.

Março

Junto com a bancada do PSOL na Câmara, apresentou projeto para garantir medidas emergenciais diante pandemia da Covid-19. Saiba mais aqui.

Encaminhou para o tribunal de justiça pedido de suspensão das ordens de despejo e reintegração de posse durante a pandemia. Saiba mais aqui

Protocolou o pedido de Impeachment de Bolsonaro com mais de 1.137.932 assinaturas. Saiba mais aqui. 

Fez denúncia no Ministério Público Federal pela falta de testes da Covid-19 para os profissionais de saúde por parte do governo de São Paulo. Saiba mais aqui

Iniciou a campanha pela Renda Básica emergencial. Saiba mais aqui

Junto com a bancada do PSOL, apresentou projeto para impedir a suspensão dos serviços de internet dos domicílios enquanto durar o período de isolamento social. Saiba mais aqui

Abril

Mobilizou-se contra a portaria 34 da CAPES que previa o corte de 50% das bolsas de pós-graduação.  Saiba mais aqui. 

Apresentou projeto de lei para proteger vítimas de violência doméstica. Saiba mais aqui.

Junto com a bancada do PSOL, comunicou à OMS e à ONU a demissão de Luiz Henrique Mandetta. Saiba mais aqui.

Apresentou Projeto de Lei 1665 para garantir assistência à saúde das trabalhadoras e trabalhadores de aplicativos. Saiba mais aqui.

Foi autora da emenda aprovada pelo Congresso e no Senado que estende o recebimento da renda emergencial aos professores com contratos eventuais, beneficiando milhares de educadores por todo o país. Saiba mais aqui.

Apresentou Projeto de Lei para suspender a cobrança de mensalidades de universidades e dívidas com o FIES durante a pandemia. Saiba mais aqui.

Maio

Defendeu a Fila Única para TODOS os leitos hospitalares do país sob gestão do SUS, pela igualdade e a justiça em meio à pandemia. Para isso apresentou junto ao PSOL uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF nº 671) e o PL 2333/2020. Saiba mais aqui.

Batalhou para derrotar a MP910 que legaliza a grilagem de terras e a destruição ambiental, anistiando criminosos. Saiba mais aqui

Participou das manifestações antifascistas das torcidas organizadas de São Paulo contra o projeto autoritário de Bolsonaro e em defesa da democracia.  Saiba mais aqui. 

Apresentou o PL 2765 que amplia a licença maternidade e paternidade durante a pandemia do Coronavírus, além de criar a licença-cuidador. Saiba mais aqui. 

Junho

Apresentou o PL 2508/20, que garante segurança para mulheres chefes de família no acesso ao auxílio emergencial de 1200 reais. Saiba mais aqui

Apresentou o PL 1552/20, institui ações para o abrigamento de mulheres em situação de violência doméstica e de seus filhos, fortalecendo o enfrentamento à violência contra as mulheres e a assistência às vítimas. Saiba mais aqui

Batalhou pela criação de um Plano de Emergência Cultural e pela Lei Aldir Blanc. Saiba mais aqui.  

Junto com Luana Alves, vereadora eleita, participou das Manifestações antirracistas em defesa da democracia e contra o governo Bolsonaro. Saiba mais aqui

Julho

Fortaleceu e participou do Breque dos Aplicativos por melhores condições de trabalho para os trabalhadores dos serviços de entrega. Saiba mais aqui

Batalhou pela criação da  Frente Parlamentar em Defesa dos Trabalhadores e das Trabalhadoras de Aplicativos. Saiba mais aqui.

Comemorou a aprovação do primeiro projeto de Lei do mandato PL 1552/20,  que institui medidas para abrigar mulheres em situação de violência. Saiba mais aqui

Lutou de forma intransigente na Câmara em defesa de um Fundeb Público. Saiba mais aqui

Lutou pela renda básica permanente. Saiba mais aqui.

Apoiou a greve dos metroviários. Saiba mais aqui.

Agosto

Foi eleita a mulher e a parlamentar paulista mais bem avaliada na categoria geral do Prêmio Congresso em Foco. Saiba mais aqui.

Assumiu a Liderança do PSOL na Câmara dos Deputados. Saiba mais aqui

Lutou contra o projeto 452 de São Paulo que fortalecem o projeto de privatização da educação infantil. Saiba mais aqui.

Batalhou com o PSOL pela instalação de CPI para investigar os depósitos na conta de Michelle Bolsonaro. Saiba mais aqui.

Apoiou a greve dos correios. Saiba mais aqui.

Batalhou para derrubar o veto 17 de Jair Bolsonaro que proibia o de reajuste salarial por 2 anos para funcionários públicos. Saiba mais aqui.

Lutou contra a portaria 2282/20, que dificulta ainda mais o acesso de mulheres vítimas de violência ao procedimento do aborto legal. Saiba mais aqui.

Setembro

Esteve com os entregadores de aplicativo, que apresentam suas reivindicações à Câmara e reivindicaram a aprovação do PL 1665, proposto por deputados do PSOL e que prevê melhores condições de trabalho e segurança aos entregadores. Saiba mais aqui. 

Tornou-se integrante do Parlamento do Mercosul, uma organização legislativa que representa os cidadãos do Brasil, da Argentina, do Uruguai, da Venezuela e do Paraguai. Saiba mais aqui

Com a bancada do PSOL na Câmara, pediu ao MEC que divulgue os estudos e avaliações que embasam a parceria com o Ministério da Defesa na gestão das escolas cívico-militares. Saiba mais aqui

Junto com a bancada do PSOL, apresentou projeto para impedir Ricardo Salles de afrouxar legislação ambiental. Saiba mais aqui.

Outubro

Com a bancada do PSOL, cobrou explicações do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) sobre interferência do governo no caso Flávio Bolsonaro e as investigações sobre as rachadinhas. Saiba mais aqui.

Com bancada do PSOL, apresentou projeto para derrubar decreto que abre espaço para privatização do SUS. Saiba mais aqui

Acompanhou a eleição presidencial da Bolívia como integrante do Parlamento do Mercosul. Saiba mais aqui.

Junto com a ativista Andréa Werner, se lutou pela anulação do decreto 10.502 do governo federal, que altera a Política Nacional de Educação Especial. Saiba mais aqui.

Novembro

Em parceria com a ativista Andréa Werner, conseguiu fazer com que o Ministério Público de São Paulo investigasse o motivo de planos de saúde não oferecerem terapias online durante a pandemia de covid-19. Saiba mais aqui.

Ajudou a eleger Luana Alves e Erika Hilton como vereadoras de São Paulo. Fortaleceu diversas campanhas feministas do PSOL por todo estado de São Paulo. Saiba mais aqui

Participou ativamente da campanha vira voto para eleger Guilherme Boulos prefeito de São Paulo. Saiba mais aqui

Dezembro

Apresentou projeto para estabelecer grupos prioritários na vacinação contra a covid-19. Saiba mais aqui.

Junto com a  bancada do PSOL, apresentou requerimento para criar uma Comissão Externa para acompanhar os atos do Poder Executivo no planejamento, monitoramento e execução do Plano Nacional de Vacinação. Saiba mais aqui.

Participou do movimento que garantiu a aprovação de um Fundeb 100% público ao lado das entidades e movimentos de defesa da educação. Saiba mais aqui

Junto com o PSOL, denunciou o presidente do Ibama ao Ministério Público Federal. Saiba mais aqui

Posicionou-se contra a MP 996, que cria o programa “Casa Verde e Amarela”. Saiba mais aqui.