Sâmia Bomfim

  • CPI da Violência Contra A Mulher
  • cultura
  • direitos humanos
  • educação
  • Retrospectiva 2017

Retrospectiva 2017: 5 mobilizações do nosso mandato

Após os 12 primeiros meses do nosso mandato jovem, coletivo e feminista, e também de tantas lutas que ocorreram na cidade de São Paulo e pelo Brasil, preparamos uma série especial de RETROSPECTIVA. Em 2017, nosso mandato impulsionou diversas campanhas e lutas em defesa dos nossos direitos e contra o conservadorismo. Listamos as 5 mobilizações mais marcantes.

Após os 12 primeiros meses do nosso mandato jovem, coletivo e feminista, e também de tantas lutas que ocorreram na cidade de São Paulo e pelo Brasil, preparamos uma série especial de RETROSPECTIVA. Em 2017, nosso mandato impulsionou diversas campanhas e lutas em defesa dos nossos direitos e contra o conservadorismo. Listamos as 5 mobilizações mais marcantes.

Veja também: 5 vídeos mais acessados no nosso canal do Youtube

1. ESCOLA SEM PARTIDO

Em Abril, o vereador Fernando Holiday foi a duas escolas municipais de surpresa procurar por materiais escolares que estivessem promovendo a "doutrinação ideológica". O nosso mandato repudiou desde o início essa atitude de coação e constrangimento por parte do membro do MBL, bem como a proposição "Escola sem Partido" que este defende (por isso, propomos o PL Escola sem Censura na Câmara Municipal). Neste vídeo, Sâmia perguntou porque ele não fiscaliza as brinquedotecas e salas de informática que foram fechadas nas escolas do municípios. Confira abaixo:

2. ESCÂNDALO DA FARINATA

Em Outubro, o prefeito João Doria anunciou o programa "Alimento para Todos" e prevê a distribuição de um produto ultraprocessado a partir de restos de alimentos, chamado ALLIMENTO, para as pessoas em situação de pobreza do município de São Paulo. Nosso mandato se posicionou contrário ao projeto do prefeito e demos a batalha nas redes e nas ruas para que fosse derrotada a farinata. Selecionamos algumas reportagens do nosso site e um vídeo em que Sâmia questiona algumas incongruências do projeto e os motivos da prefeitura não nos responder.

Leia: Doria desumaniza as pessoas ao transformar comida em ração / Requerimento pedindo informações sobre o Programa 'Alimento para Todos' / Banquetaço contra a Ração Humana de Doria

3. CONVOCA JÁ!

Os professores mostraram a força da categoria em 2017. Os milhares de aprovados nos concursos para a rede municipal de ensino se mobilizaram em defesa das convocações e de novas chamadas. Desse sentimento nasceu o movimento Convoca Já, com que estivemos lado a lado em diversos momentos ao longo do ano. Graças a essa pressão, a Secretaria Municipal de Educação iniciou as chamadas para os professores de ensino fundamental II e prorrogou os concursos de fund II e infantil. Em 2018, seguiremos fortalecendo essa luta. A geração de lutadoras e lutadores que conquistaram suas vagas agora estarão dentro da rede, pressionando ainda mais a gestão Doria contra o desmonte do ensino público. Viva a luta dos professores!

professores convocaja

4. FORA STURM!

Em Maio, o secretário de cultura, André Sturm, em visita à Ermelino Matarazzo, ameaçou agredir fisicamente artistas de Ermelino Matarazzo que se recusavam a aceitar uma política de troca de favores e clientelismo com sua Secretaria. É inadmissível que um secretário seja conivente com esse tipo de prática. Sâmia e todo o nosso mandato sempre esteve ao lado dos movimentos de cultura e arte da cidade.

Leia: Afastamento imediato de André Sturm da SMC / Campanha #ForaSturm / Representação junto ao MP denunciando André Sturm por abuso de autoridade

ripandrestrum

5. CPI DA MULHER

No início do mês de Março, o mandato da vereadora Sâmia Bomfim construiu, em conjunto com o movimento de mulheres, um requerimento de abertura de CPI e, apoiado por ONGs, Coletivos de Mulheres e Movimentos Sociais iniciou um processo de coleta de assinaturas dos vereadores da Câmara Municipal de São Paulo para a instauração de uma CPI que investigue centralmente o tema da violência contra a mulher. Infelizmente, por meio de uma manobra, a base governista (PSDB) entrou com uma outra proposta de CPI, que muda o tema "violência" para "vulnerabilidade da mulher" e fez os cargos principais da comissão (presidência e relatoria) serem ocupados por partidos da base aliada do governo, que terão controle total sobre os temas debatidos e sobre quem será investigado. Selecionamos alguns materiais sobre essa primeira batalha que demos aqui na Câmara Municipal:

Leia: Manifesto: Por uma CPI da Violência contra a Mulher em SP

Conheça a deputada
Sâmia Bomfim

Sâmia Bomfim tem 30 anos, foi vereadora de São Paulo e, atualmente, é deputada federal pelo PSOL. Elegeu-se com 250 mil votos, sendo a mais votada do partido e a oitava mais votada de todo o estado de São Paulo. Seu mandato jovem, feminista e antifascista levanta bandeiras que a maioria dos políticos não tem coragem de levantar. Ela é linha de frente no enfrentamento do conservadorismo e na oposição aos desmandos do governo Bolsonaro, defendendo sempre a maioria do povo.

Nossas bandeiras
na Câmara Federal

  • Lutar pelo impeachment de Bolsonaro.
  • Lutar para ampliar e garantir os direitos das mulheres.
  • Defender as vidas, os empregos e os direitos das brasileiras e dos brasileiros diante da pandemia de Covid-19.

Ler mais